Ferguson vence Lee e fatura cinturão interino dos leves; Johnson faz história no UFC 216

Ferguson vence Lee e fatura cinturão interino dos leves; Johnson faz história no UFC 216

Na noite de sábado (7), Las Vegas (EUA) recebeu o UFC 216, que foi coroado por um Jiu-Jitsu de alto nível. Quatro das cinco lutas do card principal terminaram com finalizações. No main event, Tony Ferguson venceu Kevin Lee e se sagrou campeão interino dos leves, enquanto Demetrious Johnson bateu Ray Borg e chegou a marca de 11 defesas de cinturão consecutivas – recorde isolado na franquia. Fabrício Werdum, que viu o adversário mudar há poucas horas do evento, venceu Walt Harris, com um armlock.

Com outros três brasileiros no card, apenas Poliana Botelho terminou a noite com vitória. A atleta da Nova União, que estreou no Ultimate, venceu Pearl Gonzalez na decisão unânime dos árbitros. Kalindra Faria, também estreante, não teve a mesma sorte e foi finalizada com um mata-leão pela italiana Mara Romero Borella. O experiente Thales Leites foi superado por Brad Tavares, que levou o confronto na decisão unânime.

66 1

Poliana Botelho fez sua estreia no Ultimate com vitória (Foto: Getty Images)

Além disso, algo que é incomum no MMA, foi registrado em dose dupla no UFC 216: empates. Beneil Dariush e Evan Dunham, além Lando Vannatta e Bobby Green ficaram empatados. Ambas as lutas foram válidas pela divisão dos leves.

Susto, reação e vitória no terceiro round

Tony Ferguson teve um primeiro round displicente e parecia que não estava focado no confronto. Desta forma, Kevin Lee aproveitou, impôs seu jogo em pé e depois derrubou o oponente, trabalhando no grand and pound. Para o assalto seguinte, a postura de “El Cucuy” foi diferente e passou a ter mais seriedade e controlou o cage.

Com isso, já no terceiro round, Ferguson tinha mais domínio, aplicava os melhores golpes, enquanto Lee demonstrava cansaço. Foi então, que levou a luta para o chão e finalizou o adversário com um triângulo. “El Cucuy” chegou a marca de dez vitórias seguidas no Ultimate e o sonhado cinturão interino dos leves. Vale lembrar, que Conor McGregor é o dono do título linear da divisão.

Aula de MMA e recorde quebrado

No co-main event, Demetrious Johnson deu uma verdadeira aula de MMA para todos que assistiram o confronto com Ray Borg. Logo no primeiro round, o campeão dos moscas mostrou quem era o dono do pedaço e fez questão de ditar o ritmo do confronto. “Mighty Mouse” demonstrou agilidade para se esquivar de golpes, encurtava e derrubava o adversário, sem qualquer problema.

64 2

Demetrious Johnson encaixou um armolck espetacular para garantir o fim da luta e a quebra do recorde (Foto: Getty Images)

Quando era ameaçado, como em tentativas de finalização por guilhotina, Johnson se defendia com tranquilidade. Ao longo dos rounds, Demetrious foi trabalhando as finalizações e buscava transições das costas para o braço. Já no quinto e derradeiro round, com a vitória por pontos bem assegurada, o campeão seguiu insistindo em finalizar até o momento que ergueu Borg e, imediatamente, encaixou o amrlock para decretar o fim do confronto. Com mais uma vitória, “Mighty Mouse” chegou a 11 defesa de título e ultrapassou Anderson Silva, ex-campeão dos médios.

Incerteza, novo adversário e vitória de craque

Poucas horas antes do UFC 216, chegou a informação de que Derrick Lewis não teria mais condições de lutar, por excessivas dores nas costas. Com isso, a luta foi cancelada. Mas, logo após, o Ultimate informou que Walt Harris, que lutaria com Mark Godbeer, também pela divisão dos pesados, no card preliminar, seria o novo adversário do brasileiro. Na hora do confronto, o ex-campeão tinha muito mais a perder do que seu oponente. Com isso, mostrando muita inteligência e estratégia, “Vai Cavalo” evitou a trocação franca com o americano, levou para o chão e fez uma bela transição das costas para pegar o braço e encaixar o amrlock.

65 2

Fabrício Werdum usou a estratégia para finalizar Walt Harris (Foto: Getty Images)

CONFIRA OS RESULTADOS

UFC 216
Sábado, 7 de outubro de 2017
Las Vegas, Estados Unidos

Tony Ferguson finalizou Kevin Lee com um triângulo no 3R
Demetrious Johnson finalizou Ray Borg com um armlock no 5R
Fabricio Werdum finalizou Walt Harris com um armlock no 1R
Mara Romero Borella finalizou Kalindra Faria com um mata-leão no 1R
Beneil Dariush e Evan Dunham empataram

Card Preliminar

Cody Stamann derrotou Tom Duquesnoy por decisão dividida dos jurados
Lando Vannatta e Bobby Green empataram
Poliana Botelho derrotou Pearl Gonzalez por decisão unânime dos jurados
Matt Schnell derrotou Marco Beltrán por decisão unânime dos jurados
John Moraga derrotou Magomed Bibulatov por nocaute no 1R
Brad Tavares derrotou Thales Leites por decisão unânime dos jurados