Dentista Felipe Araújo ressalta importância da proteção bucal para a prática esportiva: ‘Essencial para o cuidado de quem deseja lutar’
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes deixou seus seguidores assustados ao aparecer com um dente quebrado. Ao brincar sobre o fato, ele contou que estava em uma aula de Boxe quando foi atingido. Ao levar um soco, ele estava sem proteção, o que causou este acidente. O dentista e influenciador Felipe Araújo conta que este é o menor dos problemas em situações como essa, e explica os riscos dessas práticas esportivas sem o devido cuidado.
“A proteção bucal é essencial para o cuidado de quem deseja lutar ou praticar qualquer atividade física que possa envolver contato com o rosto”. Esta é a opinião do influenciador e dentista, Felipe Araújo. Ele alerta dos riscos para a saúde que podem ser facilmente cuidados, mas que por pequenas distrações podem causar grandes problemas.
Lutas como Boxe, MMA e outras que têm contato direto com o rosto estão cada vez mais comuns. Com a profissionalização destes esportes, as academias ficam lotadas de alunos que desejam se aperfeiçoar nessas atividades. Mas, de nada adianta se não se tomar cuidado com a boca: “Um grande problema é que muitos atletas não usam protetores bucais adequados ou simplesmente não usam nada. É preciso entender que a função principal do protetor bucal é a de absorver e dissipar o impacto, protegendo os dentes de uma possível fratura e também evitar a reabsorção das raízes do dente devido às pancadas. Além disso, o protetor evita dilacerações da mucosa, principalmente em pessoas que usam aparelhos ortodônticos, fraturas na mandíbula e da articulação temporomandibular. Agora, do ponto esportivo, as chances de o atleta sofrer um nocaute diminuem de forma considerável quando ele toma os devidos cuidados”, explica Felipe.
Por outro lado, a proteção ajuda em outros esportes também, por isso é sempre recomendável destacar sua importância, completa o dentista dos famosos: “Veja que há jogadores de futebol que não dispensam essa proteção, por exemplo, o atacante português Cristiano Ronaldo e o goleiro Fábio, do Cruzeiro, são alguns que não escondem essa preocupação e cuidado com a boca”.
Dados da Academia Americana de Odontologia Esportiva mostram que o uso do protetor bucal personalizado diminui em 80% o risco do trauma dental, reforça Felipe. “Os protetores pré-fabricados são facilmente encontrados em lojas de artigos esportivos, possuindo vários modelos, porém, com poucas alternativas de tamanho. Só que é preciso ter cuidado com o que se encontra no mercado. Por exemplo, aqueles do tipo ‘ferve e morde’, têm muitas limitações, por isso sua adaptação nos dentes é muito pequena, soltando-se facilmente e exigindo que o atleta mantenha os dentes sempre serrados para que não se soltem. O resultado disso é que prejudica a respiração pela boca”, esclarece o dentista.
Por isso é fundamental que, “principalmente aqueles que praticam Boxe, MMA ou qualquer esporte de luta”, procure a orientação de um dentista capacitado. Assim, será possível fazer um protetor personalizado, que só trará benefícios, explica Felipe Araújo. “Esses são confeccionados a partir de uma moldagem do atleta. São aparelhos feitos com placas de silicone ou materiais mais modernos, como nos protetores laminados, que podem ser coloridos, ter o nome do atleta ou uma figura. Além disso, os protetores laminados são feitos de E.V.A., que é um material que oferece uma absorção de impacto até seis vezes maior do que protetores convencionais”, finaliza o dentista, que faz sucesso nas redes sociais com mais de 359 mil seguidores.