Promessas, Irmãos Torrês driblam dificuldades e pai afirma: ‘Jiu-Jitsu mudou muito a vida deles’
O Jiu-Jitsu transforma vidas de pessoas de milhares de jovens pelo Brasil. Foi assim com a família Tôrres, da Zona Norte do Rio. Inicialmente, eles moravam no bairro da Abolição, mas por uma questão financeira, precisaram cortar gastos, mudaram de casa e foram para a comunidade da Vila do João – que faz parte do Complexo da Maré. Foi então que o pai Julio Cesar Tôrres, a mãe Joyce Ramos e os três filhos, Akyllys Tôrres (10 anos), Athylla Tôrres (8 anos) e Angelina Tôrres (2 anos), iniciaram uma nova jornada em suas vidas.
O que parecia ser um momento sem perspectiva, começaram a surgir oportunidades positivas. Akyllys, então, com 6 anos, pedia aos pais para entrar em uma academia de artes marciais, mas na região da Abolição as mensalidades das escolas de Jiu-Jitsu não cabiam no orçamento familiar. Na Vila do João, por um acaso, encontraram o projeto social do lutador de MMA José Aldo, que é ex-campeão do UFC e ídolo nacional.
“A minha esposa estava andando pela comunidade e viu a Escola de Lutas José Aldo, o Akyllys ficou doido. Falando que era ‘luta, vamos ver’. O professor Marcelo Negrão era o mestre do projeto, que disse para ele que, naquele momento, não tinha vaga, mas que era para ele voltar no outro dia e fazer um teste. No dia seguinte, ele se saiu muito bem, sem nunca ter feito nenhuma arte marcial. Ele tinha apenas 6 anos”, relatou o pai.
Com aptidão para o Jiu-Jitsu, Akyllys em três meses já estava competindo e foi ganhando confiança. O sucesso dentro e fora dos tatames, já que conseguiu se ver livre de um problema respiratório e de uma excessiva timidez, fez com que o irmão mais novo, Athylla, também entrasse no Jiu-Jitsu e começasse se desenvolver. Atualmente, os dois competem além da arte suave, Judô, Muay Thai, Luta Olímpica e Boxe.
“O Jiu-Jitsu mudou muito a vida dele (Akyllys). O filho que eu tenho com 6 anos, não é o que eu tenho com 10. O mais novo também quis treinar. Aí começou a trajetória dos dois”, comentou o pai Julio Cesar Tôrres.
Os dois participam das principais competições de Jiu-Jitsu do Rio de Janeiro e Akyllys, no último mês de abril, foi campeão da superluta promovida pelo Circuito Rio Mineirinho para os novos talentos no Pan Americano.