Rafaela Silva fatura ouro no Grand Prix de Judô em Portugal; Maria Portela é bronze
Rafaela Silva conquistou a medalha de ouro na etapa de Portugal do Grand Prix (Foto: Divulgação/IJF)
Rafaela Silva mostrou, mais uma vez, ao mundo sua incrível capacidade de dar a volta por cima e se reconstruir. No último fim de semana, a judoca brasileira derrubou quatro adversárias para conquistar a medalha de ouro no Grand Prix de Judô em Almada, Portugal. O evento que abriu o Circuito Mundial em 2022.
De quebra, Rafaela Silva registrou a primeira vitória, o primeiro ippon e a primeira medalha do Judô brasileiro em 2022. Melhor: faturou 700 pontos no ranking mundial para deixar para trás a incômoda posição de nº 175 do mundo. Na luta pelo ouro, a brasileira dominou a pegada e projetou Pleuni Cornelisse, da Holanda.
Já Maria Portela faturou a medalha de bronze no peso-médio feminino (70kg), nos tatames em Portugal. A atleta venceu a sul-coreana Heejun Han nas punições. O meio-médio Guilherme Schimidt (81kf) chegou muito perto de conquistar a terceira medalha do Brasil na competição. Mas, o bronze escapou depois de uma luta amarrada com o japonês Yuhei Oino, que forçou os erros do brasileiro e venceu a luta nas punições.