Temporada 2022 da PFL começa nesta quarta (20) com brasileiros em destaque; confira todos detalhes

Temporada 2022 da PFL começa nesta quarta (20) com brasileiros em destaque; confira todos detalhes

Cara de Sapato começa a caminhada para defender o posto nos meio-pesados diante do compatriota Delan Monte (Foto: Divulgação/PFL)

Nesta quarta-feira (20) será dada a largada para a temporada de 2022 da Profissional Fighters League, a PFL. O evento vem se tornando cada vez mais popular entre os fãs de MMA. O card de estreia da primeira fase vai contar com a presença de cinco brasileiros, nas categorias dos leves e meio-pesados.

Dois brasileiros, campeões em 2021, estarão presentes. Raush Manfio (15-3-0), que busca o bicampeonato no peso-leve, vai encarar o sul-africano Don Madge (10-3-1). Já Antônio Cara de Sapato (13-5-0) começará a caminhada para defender o posto nos meio-pesados diante do compatriota Delan Monte (8-1-0).

O Brasil terá ainda Natan Schulte (21-4-1), que é bicampeão no peso-leve da organização em 2018 e 2019, encarando o canadense Olivier Aubin-Mercier (13-5-0), ex-atleta do UFC. Nos meio-pesados, Bruce Souto (15-3-0) vai medir forças com o australiano Rob Wilkinson (13-2-0).

A luta principal da abertura da temporada vai ficar por conta de Jeremy Stephens, ex-UFC, contra Clay Collard no peso-leve. Campeão do evento em 2019, o argentino Emiliano Sordi encara Josh Silveira – filho do brasileiro Conan Silveira – nos meio-pesados.


Como funciona a PFL?

Diferente dos principais eventos de MMA pelo mundo, a PFL MMA adota o formato de liga com temporada regular e playoffs, como no caso da NBA, MLB, NFL e NHL, por exemplo. Cada lutador faz duas lutas na primeira fase. Os quatro melhores de cada divisão avançam para semifinal e final.

As lutas valem pontos na temporada regular. Uma vitória vale três pontos, empate e “No Contest” (luta sem resultado) somam um ponto para cada lutador. Triunfos por nocaute ou finalização rendem bônus, mas variam de acordo com o assalto. No primeiro round, são três pontos de bônus; no segundo, dois pontos; e no terceiro, um ponto. O campeão de cada divisão fatura o prêmio de US$ 1 milhão.

Na temporada regular serão seis datas, com as disputas acontecendo entre 20 de abril até primeiro de julho. Os eventos são sempre nos Estados Unidos. Além das categorias dos leves e meio-pesados que abrem a edição de 2022, a PFL tem disputas também nos penas, meio-médios e pesados entre os homens. No feminino, apenas nos leves.

CARD COMPLETO:

PFL MMA #01
Arlington, Texas (EUA)
Quarta-feira, 20 de abril de 2022

Card principal (22h, horário de Brasília)
Peso leve: Clay Collard x Jeremy Stephens
Peso leve: Raush Manfio x Don Madge
Peso meio-pesado: Antônio Cara de Sapato x Delan Monte
Peso leve: Natan Schulte x Olivier Aubin-Mercier

Card preliminar (19h, horário de Brasília)
Peso meio-pesado: Emiliano Sordi x Cory Hendricks
Peso leve: Alex Martinez x Stevie Ray
Peso meio-pesado: Marthin Hamlet x Teodoras Aukstuolis
Peso meio-pesado: Omari Akhmedov x Viktor Pesta
Peso meio-pesado: Rob Wilkinson x Bruce Souto
Peso meio-pesado: Simeon Powell x Clinton Williams

Para conferir mais notícias sobre PFL, clique aqui