UFC Vegas 54: Blachowicz vence Rakic em duelo com final ‘anticlímax’; três brasileiros vencem no card

Jan Blachowicz é declarado vencedor no UFC Vegas 54 após lesão sofrida por Aleksandar Rakic; três brasileiros vencem no evento

UFC Vegas 54: Blachowicz vence Rakic em duelo com final ‘anticlímax’; três brasileiros vencem no card

Jan Blachowicz foi declarado vencedor após Aleksandar Rakic lesionar o joelho durante luta no UFC Vegas 54 (Foto: Divulgação/UFC)

Realizado neste sábado (14), em Las Vegas, nos Estados Unidos, o UFC Vegas 54 terminou de uma forma inesperada para os fãs de MMA. Na luta principal da noite, Jan Blachowicz derrotou Aleksandar Rakic por nocaute técnico no terceiro round, após interrupção imediata do árbitro central. O austríaco não teve condições de seguir no combate após torcer o joelho direito durante um movimento de defesa, enquanto Blachowicz ameaçava algumas ações de ataque.

No co-main event do UFC Vegas 54, válido pela categoria meio-pesado, o casca-grossa Ryan Spann teve uma atuação de gala e, ainda no primeiro round, finalizou Ion Cutelaba após aplicar uma bela guilhotina, que forçou os três tapinhas do adversário. Com o resultado, Spann se recuperou da derrota sofrida para Anthony Smith em setembro do ano passado.

Ainda no UFC Vegas 54, cinco brasileiros entraram em ação e o aproveitamento foi razoável. No card principal, Amanda Ribas foi derrotada por Katlyn Chookagian, mas Allan Puro Osso superou o inglês Jake Hadley. Já no card preliminar, Viviane Araújo e Virna Jandiroba derrotaram Andrea Lee e Angela Hill, respectivamente, enquanto Alan Nuguette foi vencido por Michael Johnson.

Jan Blachowicz supera Rakic em luta com final anticlímax

Ex-campeão meio-pesado, Jan Blachowicz começou a luta principal do UFC Vegas 54 apostando nos chutes, enquanto Aleksandar Rakic respondia com golpes na média distância, sendo ligeiramente superior no primeiro round por conta do volume de golpes. Rápido em suas ações, Rakic iniciou o segundo assalto aplicando boa queda sobre Blachowicz. Por cima, o austríaco conectou bons golpes no ground and pound e contabilizou pontos importantes.

A luta acontecia normalmente no UFC Vegas 54, mas o terceiro round foi marcado por um final anticlímax. Jan Blachowicz vinha golpeando na média distância e conectou um chute baixo. Em seu movimento de defesa, Aleksandar Rakic acabou torcendo o joelho e caiu imediatamente, sem condições de prosseguir no combate. O árbitro central não teve outra opção e interrompeu imediatamente o duelo. Com isso, Blachowicz foi declarado vencedor por nocaute técnico (interrupção médica) e deve enfrentar o vencedor da disputa de cinturão meio-pesado entre Glover Teixeira e Jiri Prochazka, que acontece em junho.

Aleksandar Rakic sofreu lesão no terceiro round e não teve condições de prosseguir na luta (Foto: Reprodução/UFC)

Aleksandar Rakic sofreu lesão no terceiro round e não teve condições de prosseguir na luta (Foto: Reprodução/UFC)

Amanda Ribas é superada por Chookagian no card principal

Logo no início do primeiro round, no card principal do UFC Vegas 54, Amanda Ribas fez bom uso da sua técnica no Judô e aplicou bela queda sobre Katlyn Chookagian. Depois de sofrer alguns golpes, a americana conseguiu escapar da posição e a luta ficou em pé novamente, com Katlyn conectando bons golpes e diretos. Com maior envergadura, Chookagian trabalhou bem os golpes na média distância, mas Amanda Ribas respondeu com mais uma queda. A mineira golpeou no ground and pound, mas a americana voltou a mostrar boa defesa por baixo e conseguiu se levantar, terminando a parcial acertando um bom direto de direita.

No terceiro e último round, Katlyn Chookagian seguiu superior nos golpes vindos da média distância. Amanda Ribas buscava responder, mas encontrava dificuldades para entrar no raio de ação da americana. No fim, a brasileira conseguiu derrubar Chookagian, mas não conseguiu sustentar a posição. Com três rounds disputados, os árbitros declararam vitória de Chookagian na decisão dividida dos jurados, e a americana emplacou seu quarto triunfo consecutivo no UFC, enquanto Amanda perdeu pela segunda vez em suas últimas três lutas na franquia.

Allan Puro Osso conquista sua primeira vitória no UFC

Allan Puro Osso e Jake Hadley começaram o primeiro duelo do card principal do UFC Vegas 54 na trocação franca. O brasileiro, na sequência, aplicou boa queda, mas viu o inglês inverter a posição e ficar por cima, enquanto Allan tentava reagir com uma tentativa de chave de pé, terminando o primeiro round por cima. No segundo assalto, Allan Puro Osso conectou bons chutes e voltou a derrubar Jake Hadley logo em seguida. Por cima, o paulista trabalhou bem seu jogo e ampliou a vantagem sobre o inglês na luta.

No terceiro e último round, ciente da desvantagem, Jake Hadley começou a parcial partindo para cima e derrubou Allan Puro Osso, pegando o brasileiro de surpresa. Por cima, o inglês esboçou um estrangulamento, mas Allan se defendeu bem e inverteu a posição. O atleta da Chute Boxe controlou bem as ações até o final e foi declarado vencedor na decisão unânime dos jurados, conquistando sua primeira vitória desde que chegou ao UFC.

Viviane Araújo derrota Andrea Lee e se recupera

Última brasileira em ação no card preliminar do UFC Vegas 54, Viviane Araújo começou o duelo recebendo um forte chute de Andrea Lee, que a fez balançar e levar uma sequência de golpes. A brasileira se recuperou e chegou a levar a americana para o solo em duas oportunidades antes do fim do primeiro round. A brasileira cresceu de produção no segundo assalto, voltou a levar o confronto para o chão e, por cima, passou a golpear com potência no ground and pound, mantendo sua posição de domínio sobre a adversária até o final da parcial.

Confiante, Vivi Araújo começou o terceiro round aplicando uma nova queda sobre Andrea Lee. A brasileira tentou passar a guarda, mas a americana reagiu e colocou o combate em pé novamente. Na sequência, Viviane golpeou e levou sua oponente mais uma vez para o chão, onde se manteve até o final. Vitoriosa na decisão unânime no card do UFC Vegas 54, Viviane Araújo se recuperou do revés para Katlyn Chookagian e voltou a vencer dentro da organização.

Alan Nuguette é nocauteado e amplia má fase

Com golpes precisos, Michael Johnson começou bem no duelo contra Alan Nuguette no UFC Vegas 54. O brasileiro tentava golpear para encurtar a distância e derrubar o americano, mas não teve sucesso e não conseguiu desenvolver seu jogo nos primeiros cinco minutos. No segundo round, Johnson continuou incomodando com seus golpes de esquerda e, de forma estratégica, também golpeava no clinch. Nuguette tentava a todo custo derrubar o americano, mas viu o americano frustrar completamente suas tentativas.

Na reta final do segundo assalto, Michael Johnson voltou a colocar golpes com mais potência, e um deles pegou em cheio no queixo de Alan Nuguette, que desabou. Com isso, o americano só precisou aplicar mais alguns golpes até a interrupção do árbitro central. Com o resultado positivo, Johnson volta a vencer no UFC após amargar uma série de quatro derrotas seguidas, enquanto Nuguette vai para sua quarta luta sem vitória, com três reveses e um “No Contest” (luta sem resultado).

Michael Johnson nocauteou Alan Nuguette no card preliminar do UFC Vegas 54 (Foto: Divulgação/UFC)

Michael Johnson nocauteou Alan Nuguette no card preliminar do UFC Vegas 54 (Foto: Divulgação/UFC)

Virna Jandiroba supera Angela Hill

Primeira atleta do Brasil em ação no UFC Vegas 54, Virna Jandiroba iniciou a luta disposta a levar Angela Hill para o solo e conseguiu. De início, a brasileira buscou a chave de pé, mas não teve sucesso e o combate voltou a ficar em pé. No segundo round, as lutas foram para a trocação, mas a americana partiu para o clinch, na tentativa de encurtar a distância. Jandiroba, por sua vez, respondeu com mais uma boa queda e buscou o armlock logo em seguida, mas Hill defendeu bem novamente.

Em desvantagem, Angela Hill começou o terceiro e último round partindo mais uma vez para a trocação, mas Virna Jandiroba teve calma e, com técnica, levou a americana novamente para o chão. Por cima, a brasileira trabalhou buscando a finalização, mas não conseguiu. Apesar disso, pelo seu domínio ao longo dos três rounds, Jandiroba saiu vencedora na decisão unânime dos jurados no UFC Vegas 54, recuperando-se da derrota sofrida para Amanda Ribas, em outubro.

RESULTADOS COMPLETOS:

UFC Vegas 54
UFC Apex, em Las Vegas (EUA)
Sábado, 14 de maio de 2022

Card principal
Jan Blachowicz derrotou Aleksandar Rakic por nocaute técnico (interrupção médica) no 3R
Ryan Spann finalizou Ion Cutelaba com uma guilhotina no 1R
Davey Grant derrotou Louis Smolka por nocaute técnico no 3R
Katlyn Chookagian derrotou Amanda Ribas por decisão dividida dos jurados
Manuel Torres derrotou Frank Camacho por nocaute técnico no 1R
Allan Puro Osso derrotou Jake Hadley por decisão unânime dos jurados

Card preliminar
Viviane Araújo derrotou Andrea Lee por decisão unânime dos jurados
Michael Johnson derrotou Alan Nuguette por nocaute técnico no 2R
Virna Jandiroba derrotou Angela Hill por decisão unânime dos jurados
Tatsuro Taira derrotou Carlos Candelario por decisão unânime dos jurados
Andre Petroski finalizou Nick Maximov com um estrangulamento no 1R

Para conferir mais notícias sobre o UFC Vegas 54, clique aqui