SFT Outubro Rosa 5: em evento dedicado às mulheres, Gabriella Ribeiro e Lany Silva faturam títulos

SFT Outubro Rosa 5: em evento dedicado às mulheres, Gabriella Ribeiro e Lany Silva faturam títulos

Realizado no último sábado (29), em São Paulo, o SFT Outubro Rosa 5 contou com um show de lutas por parte das mulheres, que dominaram o card. No duelo principal, Fernanda Barbosa derrotou Mayra Cantuária por decisão unânime, mas não levou o cinturão peso-mosca de MMA após falhar na pesagem.

Na modalidade Xtreme, Gabriella Ribeiro bateu Giovanna Biondo por nocaute técnico para se tornar campeã peso-galo, enquanto Lany Silva, aos 19 anos, destronou Nágila Goku e é a nova rainha do peso-palha.

O SFT Outubro Rosa 5, vale citar, apoia a campanha anual que tem como objetivo alertar as mulheres – e a sociedade de maneira geral – sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, recentemente, câncer de colo do útero.

Fernanda se vinga de Mayra, mas não leva título

Com o cinturão peso-mosca de MMA em jogo apenas para Mayra Cantuária – até então campeã -, já que Fernanda Barbosa ultrapassou o limite de peso da categoria, a luta principal do SFT Outubro Rosa 5 marcou uma revanche de 2019, quando Mayra levou a melhor. Desta vez, porém, a situação foi outra.

Fazendo valer da sua maior envergadura, Fernanda se impôs sobre a oponente desde o início do combate, mas no primeiro round sofreu com uma queda e o ground and pound de Mayra. A partir do segundo assalto, entretanto, Fernanda conseguiu resistir às tentativas de queda da goiana e controlou a luta em pé.

Fernanda Barbosa (de rosa) dominou Mayra Cantuária na luta principal (Foto SFT)

Fernanda Barbosa (de rosa) dominou Mayra Cantuária na luta principal (Foto SFT)

A dinâmica seguiu até o último round, com Fernanda melhor na trocação – e no duelo. Ciente da sua vantagem e com as duas lutadoras bastante machucadas, em especial Mayra, a paulista apenas administrou o resultado para vencer por decisão unânime dos jurados. Com o triunfo, Fernanda Barbosa se vingou de Cantuária, mas não ficou com o título dos moscas – que se encontra vago.

Gabriella atropela Giovanna com nocaute campeão

O co-main event do SFT Outubro Rosa 5 foi uma aula de trocação de Gabriella Ribeiro. Com menos de um minuto, a lutadora já havia balançado Giovanna Biondo com um potente cruzado. A partir daí, Giovanna se tornou presa fácil para Gabriella, que derrubou a adversária mais duas vezes ainda no primeiro round para anotar um nocaute técnico e faturar o titulo peso-galo de Xtreme.

Em entrevista emocionada depois da vitória, Gabriella, que contou com o apoio em peso da torcida, celebrou: “É difícil traduzir tudo que está passando na minha cabeça agora, mas são 12 anos de treinos, 12 anos de carreira. Todo mundo que está nesse esporte sonha em competir no alto nível, ser campeão, e hoje eu consegui isso”, disse a paulista.

Lany Silva domina Nágila Goku e fatura cinturão

Nágila Goku – até então campeã – e Lany Silva fizeram uma batalha de cinco rounds pelo cinturão peso-palha de Xtreme, e apesar da pouca idade (19 anos), Lany esteve sempre um passo à frente da sua oponente no SFT Outubro Rosa 5.

Aos 19 anos, Lany Silva desponta como promessa do Xtreme e do MMA (Foto SFT)

Aos 19 anos, Lany Silva desponta como promessa do Xtreme e do MMA (Foto SFT)

Natural da Bahia, a jovem mostrou uma excelente movimentação, golpes precisos e, por unanimidade dos jurados (50-44, 49-45 e 49-45), derrotou Goku para se tornar a nova rainha da categoria. Em entrevista após a luta, projetou mais: “Eu tinha certeza que esse cinturão ia ser meu. Trabalhei muito duro e consegui. Agora eu quero ser campeã de MMA também. Meninas até 57kg, podem esperar que eu estou chegando”, afirmou Lany.

Outros destaques do card SFT Outubro Rosa 5

Com um total de 12 confrontos, o evento ainda teve outros destaques. Pelo card principal, Isabela de Pádua finalizou Edna Trakinas com uma justa guilhotina e chegou à sua quinta vitória em cinco lutas de MMA no SFT.

Já no card preliminar do SFT Outubro Rosa 5, mas também através do Jiu-Jitsu, Thalita Soares forçou os três tapinhas de Andreyna Rocha com uma chave de braço, enquanto Duda Santana, de 19 anos, impressionou ao finalizar Julia Luisa com um mata-leão em menos de 1 minuto.

Chamaram atenção ainda os triunfos de Djulia Ariana sobre Raiane Vinuto após uma guerra de três rounds em luta de MMA, e o nocautaço de Brena Cardoso contra Jessiara Ribeiro no Xtreme.

RESULTADOS COMPLETOS:

SFT Outubro Rosa 5
Ginásio Mané Garrincha, em Moema (SP)
Sábado, 29 de outubro de 2022

Card principal
MMA: Fernanda Barbosa derrotou Mayra Cantuária por decisão unânime dos jurados
Xtreme: Gabriella Ribeiro derrotou Giovanna Biondo por nocaute técnico no 1R (cinturão peso-galo)
Xtreme: Lany Silva derrotou Nágila Goku por decisão unânime dos jurados (cinturão peso-palha)
MMA: Isabela de Pádua finalizou Edna Trakinas com guilhotina no 2R

Card preliminar
MMA: Thalita Soares finalizou Andreyna Rocha com uma chave de braço no 1R
Xtreme: Joanna França derrotou Aline Sattelmayer por decisão unânime dos jurados
MMA: Djulia Ariana derrotou Raiane Vinuto por desistência no 3R
Xtreme: Brena Cardoso derrotou Jessiara Ribeiro por nocaute no 2R
MMA: Duda Santana finalizou Julia Luisa com um mata-leão no 1R
Xtreme: Wana Muniz derrotou Brendali Franco por decisão unânime dos jurados
MMA semipro: Gisele Libanio derrotou Luana Diniz por decisão unânime dos jurados
Submission: Léia Proença finalizou Thaynara Bandeira com uma kimura