Com vitória de Alex Poatan, Brasil se torna o país com mais cinturões no UFC em 2022; veja
* No momento, nenhum país do mundo detém mais cinturões do UFC que o Brasil, com quatro. A marca foi atingida com a vitória de Alex Poatan sobre Israel Adesanya no último sábado (12), em disputa pelo título peso-médio no UFC 281, em Nova York (EUA). Todos os outros países possuem apenas um cinturão.
Se juntam a Poatan – que destronou Adesanya com um nocaute brutal no último round – o paraense Deiveson Figueiredo, campeão peso-mosca, e a baiana Amanda Nunes, campeã peso-galo e pena entre as mulheres.
Deiveson conquistou o título até 57kg em 2020 ao superar Joseph Benavidez, o defendeu com sucesso contra Alex Perez e agora vai realizar a primeira tetralogia da história do MMA, com Brandon Moreno. O duelo está marcado para o dia 21 de janeiro, pelo UFC 283, no Rio de Janeiro, e o placar até o momento é de um empate e uma vitória para cada lado.
Já Amanda recuperou o cinturão peso-galo em sua última apresentação, quando bateu Julianna Peña em revanche no UFC 277, em julho. O título dos penas, por outro lado, ela não defende desde 2021, quando finalizou Megan Anderson ainda no primeiro round.
- Alex Poatan vence Adesanya de forma memorável e se torna novo campeão peso-médio
- Vídeo: assista como foi a heroica vitória por nocaute de Alex Poatan contra Israel Adesanya
Além dos campeões citados, o Brasil pode ter mais um nome nessa lista. No dia 10 de dezembro, Glover Teixeira irá enfrentar Jiri Prochazka em revanche pelo cinturão meio-pesado no UFC 282.
Atuais campeões do UFC e seus países:
Peso-mosca: Deiveson Figueiredo (Brasil)
Peso-galo: Aljamain Sterling (Estados Unidos)
Peso-pena: Alexander Volkanovski (Austrália)
Peso-leve: Islam Makhachev (Rússia)
Peso-meio-médio: Leon Edwards (Inglaterra/Jamaica)
Peso-médio: Alex Poatan (Brasil)
Peso-meio-pesado: Jiri Prochazka (República Tcheca)
Peso-pesado: Francis Ngannou (Camarões)
Peso-palha: Zhang Weili (China)
Peso-mosca: Valentina Shevchenko (Quirguistão)
Peso-galo: Amanda Nunes (Brasil)
Peso-pena: Amanda Nunes (Brasil)
- Texto por Carlos Eduardo Targa