De olho no Liverpool, Conor McGregor teria ‘bolada’ para comprar alguma SAF no Brasil? Entenda
Após Conor McGregor expressar interesse em comprar o Liverpool, veja opções de clubes brasileiros que estariam "mais em conta"
Recentemente, Conor McGregor expressou interesse em comprar o Liverpool, gigante do futebol mundial (Foto: Reprodução)
Em mais uma de suas “bombas” nas redes sociais, Conor McGregor, ex-campeão peso-pena e peso-leve do UFC, afirmou estar interessado em comprar o Liverpool, um dos maiores clubes do futebol mundial. A postagem gerou dúvidas. Será que o lutador irlandês teria “bala na agulha” para o negócio, estimado em 4 bilhões de libras? Se ele realmente estiver disposto a entrar no mercado da bola, existem alguns clubes “mais em conta”, especialmente no Brasil.
Os clubes brasileiros encontraram nas SAFs uma saída para salvar as economias combalidas e fragilizadas por dívidas astronômicas. A Sociedade Anônima do Futebol, por meio de uma lei promulgada no dia 6 de agosto de 2021, permite que os clubes do futebol brasileiro se transformem em empresas. Vale ressaltar que a maioria dos clubes tradicionais do Brasil não tinham fins lucrativos. Outro benefício enorme da conversão em SAF é a centralização das dívidas cíveis e trabalhistas, configurando-se em uma alternativa viável para as associações, sem fins lucrativos, que estavam em estado de insolvência.
Atualmente, o “case” de maior sucesso é o do Cruzeiro Esporte Clube, arrebatado por Ronaldo Fenômeno, ídolo do futebol nacional, pentacampeão mundial. Se Conor McGregor quisesse comprar o clube mineiro, teria de abrir bem menos a sua carteira, visto que o negócio gira em torno de 400 milhões de reais, em até cinco anos, por 90% das ações do clube. Apesar de nesta temporada o time ter sido campeão da Série B do Campeonato Brasileiro com folgas, as polêmicas não demoraram a aparecer, principalmente em relação à forma como a verba será investida e de como a enorme dívida da agremiação será equacionada. O débito mais relevante é o tributário.
A compra da SAF do Cruzeiro deixa nas mãos de Ronaldo um clube com mais de sete milhões de torcedores, mais concentrados no Estado de Minas Gerais, um dos maiores do Brasil. Os principais títulos são as duas Copas Libertadores, as seis Copas do Brasil e os quatro campeonatos brasileiros.
Outros exemplos podem apontar caminhos para Conor McGregor, como a SAF do Club de Regatas Vasco da Gama. A transação que selou a compra de 70% das ações do tradicional clube carioca pela 777 Partners, empresa de investimento privado dos EUA, é um pouco mais cara. O grupo norte-americano investirá R$ 700 milhões na Vasco da Gama SAF, e assumirá até R$ 700 milhões em dívidas do clube. O detalhe é que a agremiação vendeu o controle da empresa que administrará seu futebol. Para retomar o comando, será necessário comprar a SAF de volta.
Entre os títulos mais importantes, o Vasco da Gama já conquistou uma Copa Libertadore, quatro campeonatos brasileiros e uma Copa do Brasil. O clube é considerado nacional, com torcedores mais numerosos em sua cidade, mas que também se espalham por todo o Brasil. São cerca de 9 milhões de adeptos, muitos deles bastante apaixonados.
Se Conor McGregor quiser comprar o Clube Atlético Mineiro, principal rival do Cruzeiro, terá de correr um pouco, mas pode conseguir fechar o negócio. A operação, segundo notícias recentes, está praticamente concluída. O objetivo do Galo, apelido famoso do clube, é vender 50% + 1 das ações por um valor de 850 milhões a 1 bilhão de reais. Tudo indica que a venda está avançada, mas os nomes das empresas interessadas são mantidos em sigilo, pois o clube entende que qualquer vazamento pode prejudicar o andamento do processo.
Caso Conor McGregor tenha interesse em comprar o clube mineiro, terá que saber que o Atlético-MG não abrirá mão de seu patrimônio imóvel, que ficará de fora da negociação da SAF. Casos da Arena MRV, que será inaugurada no ano que vem, do CT Cidade do Galo e dos clubes sociais localizados nos bairros Labareda e Vila Olímpica.
A dívida do Galo gira em torno de 1,2 bilhão de reais, sendo que o balanço financeiro de 2022 ainda não foi fechado. A parte mais onerosa deste montante é da ordem de 500 milhões de reais e gera bastante preocupação, mas pode ser amortizada pela arrecadação de 340 milhões de reais obtidos com a venda de 49,9% do Diamond Mall, shopping que era de propriedade do clube.
Campeão da Libertadores em 2013, o Atlético-MG ganhou duas vezes o Campeonato Brasileiro e duas vezes a Copa do Brasil, além de ter conquistado a Copa Conmebol, entre outros títulos. O Galo tem cerca de 4 milhões e 500 mil torcedores.
Com dinheiro não se brinca. No caso de querer um pouco mais de tempo, Conor McGregor pode tentar comprar a SAF do Esporte Clube Bahia, que ainda está em estudos. O problema pode ser a concorrência, visto que o Grupo City, dono do Manchester City, do técnico Pep Guardiola, está querendo investir pesado. A proposta é de 1 bilhão de reais em até 15 anos, sendo o mínimo de 500 milhões na compra de jogadores, 300 milhões para sanar as dívidas e 200 milhões para infraestrutura, categorias de base, capital de giro, entre outros, sendo este o único item não obrigatório. O time baiano foi campeão brasileiro em 1988 e tem cerca de dois a três milhões de torcedores.
Ex-campeão peso-pena e peso-leve do UFC, Conor McGregor não luta pela organização desde julho do ano passado, quando enfrentou Dustin Poirier e sofreu uma grave lesão na perna esquerda. Atualmente com 34 anos, Conor McGregor ainda não tem previsão de retorno ao octógono do Ultimate.