Mundial No-Gi 2022: masculino fica sem final no absoluto e Elisabeth Clay fatura ouro duplo; resultados
Elisabeth Clay brilhou no Mundial No-Gi 2022 e foi campeã ouro duplo (Foto: Reprodução/Instagram)
Chegou ao fim no último domingo (11), em Anaheim, na Califórnia (EUA), o Mundial No-Gi da IBJJF 2022. O evento recebeu grandes nomes do Jiu-Jitsu, em uma disputa acirrada por cada medalha de ouro e lugar ao pódio. Na faixa-preta adulto, entre os homens, não teve final no absoluto. Roberto Cyborg, que foi campeão dos pesadíssimos sobre Victor Hugo e chegou ao oitavo título no torneio, sentiu uma lesão e não quis lutar a decisão do peso-aberto contra Henrique Ceconi – que foi medalha de ouro nos super-pesados sobre Fellipe Trovo.
A IBJJF optou por não dá o título para Ceconi e apenas Victor Hugo e Roosevelt Souza receberam as medalhas de bronze, segundo o resultado no site oficial. Já nas disputas femininas, Elisabeth Clay brilhou e fez a dobradinha peso e absoluto. Primeiro, a faixa-preta da Ares BJJ venceu os médios sobre Vannessa Griffin. E, por fim, bateu Amy Campo para coroar a performance no Mundial No-Gi.
Ver essa foto no Instagram
Mais destaques
Nas competições masculinas, o peso-galo teve a conquista de Osamah Ali Almarwai. Nos plumas, a medalha de ouro foi pela primeira vez para Lucas Pinheiro, enquanto nos penas Gianni Grippo deu o tom e faturou o tricampeonato. Nos leves, Dante Leon conquistou o bicampeonato no Mundial No-Gi.
Andy Murasaki brilhou no peso-médio e se sagrou campeão do torneio pela primeira como faixa-preta, assim como Jonnatas Gracie nos meio-pesados.
Nas disputas femininas, Jhenifer Aquino coroou uma grande performance no peso-galo com o seu primeiro título no Mundial No-Gi. Nos plumas, o título ficou com My Bao Nguyen e nos penas a coroa foi para Tammi Musumeci – que chegou ao tetracampeonato.
Brianna Ste-Marie garantiu o primeiro lugar nos leves e Amy Campo, campeã do ADCC 2022, foi medalhista de ouro nos meio-pesados. Bicampeã mundial com quimono, Andressa Cintra agora também é rainha no sem pano ao triunfar na categoria dos pesados. Por fim, nos super-pesados, Letícia Cardozo garantiu o lugar mais alto do pódio.
Ver essa foto no Instagram
Disputa entre equipes
Nas disputas entre os times no Mundial No-Gi, a Alliance venceu no adulto masculino com um total de 50 pontos. A equipe paulista foi acompanhada de Pedigo Submission Fighting e Atos Jiu-Jitsu que marcaram 45 pontos. Já na disputa feminina, a Alliance voltou ao pódio, mas como vice-campeã ao somar 29 pontos. A Gracie Barra, com 34, garantiu o título. A Dream Art, 27, fechou o Top 3.
Nas batalhas pelo título juvenil, a Gracie Barra, com 42 pontos, mais uma vez figurou no topo. A Lotus Club USA (36) e Cleber Jiu-Jitsu Visalia (34) completaram o pódio. Por fim, no master a CheckMat venceu com sobras e totalizou 282 pontos – quase 100 a mais que a vice-campeã Gracie Barra (181). A Alliance ficou em terceiro com 173.
Confira os resultados do Mundial No-Gi:
> Faixa-preta / adulto / masculino
Peso-pluma: Lucas Pinheiro
Peso-pena: Gianni Grippo
Peso-leve: Dante Leon
Peso-médio: Andy Murasaki
Peso-meio-pesado: Jonnatas Gracie
Peso-pesado: sem campeão
Peso-super-pesado: Henrique Ceconi
Pesadísimo: Roberto Cyborg
Absoluto: sem campeão
> Faixa-preta / adulto / feminino
Peso-galo: Jhenifer Aquino
Peso-pluma: My Bao Nguyen
Peso-pena: Tammi Musumeci
Peso-leve: Brianna Ste-Marie
Peso-médio: Elisabeth Clay
Peso-meio-pesado: Amy Campo
Peso-pesado: Andressa Cintra
Peso-super-pesado: Letícia Cardozo
Absoluto: Elisabeth Clay