Treinador de Makhachev revela que russo quer ‘limpar’ divisão dos leves antes de buscar título dos meio-médios
Atual campeão peso-leve, Islam Makhachev vai fazer sua primeira defesa de título neste sábado (11), contra Alexander Volkanovski, no UFC 284
Islam Makhachev revelou que planeja fazer três lutas em 2024 (Foto: Divulgação/UFC)
Atual campeão peso-leve do UFC, Islam Makhachev fará neste sábado (11), na luta principal do UFC 284, na Austrália, a sua primeira defesa de cinturão na divisão até 70kg. Seu adversário será Alexander Volkanovski, dono do título peso-pena, que agora vai em busca de conquistar o seu segundo cinturão na organização norte-americana. Vivendo o melhor momento da sua carreira, o russo tem a intenção de seguir os mesmos passos do rival australiano.
Treinador principal de Islam Makhachev e líder da equipe AKA (American Kickboxing Academy), Javier Mendez revelou que uma possível subida para a categoria dos meio-médios (até 77kg) está nos planos do lutador do Daguestão. No entanto, isso só acontecerá depois de Islam fazer a “limpa” na divisão dos leves.
“Eu 100% vejo isso (Makhachev conquistando um segundo cinturão no UFC). E a razão pela qual eu vejo isso é porque Islam deseja isso. Quando ele deseja isso, ele vai fazer acontecer. Então, ele vai treinar, ele vai limpar a divisão (peso-leve), como quer fazer, e depois vai para o título dos meio-médios, e, quem quer que seja o adversário nesse tempo específico, sinto que ele vai derrotar”, projetou o treinador Javier Mendez, em entrevista ao programa “Submission Radio”.
Ainda segundo as declarações do líder da AKA, a vontade de subir para a categoria meio-médio do UFC foi revelada por Makhachev logo após o russo conquistar o título do peso-leve em outubro do ano passado, quando derrotou o brasileiro Charles do Bronx.
“Foi logo após, não lembro exatamente quando, mas foi um pouco depois de ganhar o título. Ele me perguntou o que eu achava e eu falei que sim. É como com Khabib. Nunca ouvi Khabib falar sobre nada além do peso leve. Khabib nunca citou o peso meio-médio ou o peso médio, mas, ao meu ver, pelo que eu vi na academia durante todos esses anos, eu sinto que Khabib poderia ter sido campeão dos leves, dos meio-médios e dos médios”, finalizou Mendez.
Atualmente com 31 anos, Islam Makhachev contabiliza 23 vitórias e apenas uma derrota em sua carreira no MMA profissional. Lutando pelo UFC desde 2015, o russo, lutando pela companhia norte-americana, possui um ótimo retrospecto de 12 triunfos e apenas um revés.