UFC 284 acontece neste sábado (11) com superluta entre campeões e cinturão interino em disputa
Além disso, UFC 284, que acontece em Perth, na Austrália, contará com os brasileiros Elves Brenner e Kleydson Rodrigues em ação
A cidade de Perth, na Austrália, recebe neste sábado (11) o UFC 284, evento que tem em sua luta principal a disputa de cinturão peso-leve entre Islam Makhachev e Alexander Volkanovski. O russo, campeão da categoria até 70kg, fará a sua primeira defesa de cinturão justamente contra o australiano, campeão dominante na divisão dos penas e que busca conquistar seu segundo título no Ultimate, um feito atingido por poucos lutadores na organização.
O confronto no UFC 284, vale citar, marcará um fato inédito e histórico na companhia norte-americana. Pela primeira vez, o Ultimate vai promover um duelo entre o primeiro (Volkanovski) e segundo (Makhachev) colocados no ranking peso-por-peso da organização, lista que traz os melhores lutadores do UFC em todas as categorias.
O co-main event também terá cinturão em disputa. Pelo fato de Alexander Volkanovski ter subido para o peso-leve para buscar mais um cinturão em seu currículo vitorioso, a divisão peso-pena terá um cinturão interino em disputa, com o combate entre Yair Rodriguez e Josh Emmett. O vencedor, além de se tornar campeão interino dos 66kg, recebe o direito de enfrentar Volkanovski em uma possível unificação dos cinturões num futuro próximo.
Além das duas disputas de cinturão, o UFC 284 contará ainda com dois brasileiros em ação. Na luta de abertura do card, Elves Brenner Oliveira faz sua estreia na franquia tendo pela frente a pedreira Zubaira Tukhugov, em duelo válido pela categoria peso-leve. Já na divisão peso-mosca, o casca-grossa Kleydson Rodrigues vai medir forças contra o atleta Shannon Ross.
Luta principal com campeões duelando no UFC 284
O campeão peso-leve Islam Makhachev (23v-1d) coloca seu cinturão em jogo pela primeira vez contra o campeão peso-pena Alexander Volkanovski (25v-1d) na superluta que lidera o UFC 284. Volkanovski é o atual líder do ranking peso-por-peso do UFC, e Makhachev ocupa o segundo lugar. Além disso, os dois ostentam as maiores invencibilidades correntes do UFC – Volkanovski tem 12 vitórias consecutivas e Makhachev acumulou 11 triunfos seguidos em suas últimas lutas.
Cinturão interino peso-pena em jogo no co-main event
O UFC 284 também terá um embate entre o mexicano Yair Rodriguez, número 2 do peso-pena, e o norte-americano Josh Emmett, número 5 do ranking. A luta entre os dois valerá o cinturão interino da categoria. Atualmente com 30 anos de idade, Rodriguez tem um cartel de 14 vitórias, três derrotas e um no contest (luta sem resultado), e no UFC, vem de resultado positivo em sua última luta, em julho do ano passado, quando superou Brian Ortega.
Sete anos mais velho, Josh Emmett possui 18 triunfos e apenas dois reveses ao longo da sua trajetória no MMA profissional. Vivendo boa fase em sua carreira, o americano vem embalado por cinco vitórias seguidas no UFC, sobre Michael Johnson, Mirsad Bektic, Shane Burgos, Dan Ige e Calvin Kattar, respectivamente.
Brasileiros em ação
Dois brasileiros vão participar do card preliminar do UFC 284. Contratado em 2021 após uma boa vitória no reality show Dana White’s Contender Series, Kleydson Rodrigues busca sua primeira vitória no UFC contra o australiano Shannon Ross no card preliminar do UFC 284.
O amazonense Elves Brenner fará sua estreia no octógono do Ultimate na luta de abertura do UFC 284 contra o russo Zubaira Tukhugov, em um dos poucos combates do card que não envolve nenhum lutador da Oceania. O peso-leve chega ao UFC com um cartel de 13 vitórias e três derrotas. Elves, vale ressaltar, treina na Chute Boxe Diego Lima e tem como companheiros Charles do Bronx e Allan Puro Osso.
RESULTADOS COMPLETOS:
UFC 284
Perth, na Austrália
Sábado, 11 de fevereiro de 2023
Card principal
Islam Makhachev derrotou Alexander Volkanovski por decisão unânime dos jurados
Yair Rodriguez finalizou Josh Emmett com um triângulo no 2R
Jack della Maddalena finalizou Randy Brown com um mata-leão no 1R
Justin Tafa derrotou Parker Porter por nocaute no 1R
Jimmy Crute x Alonzo Menifield terminou em empate majoritário
Card preliminar
Modestas Bukauskas derrotou Tyson Pedro por decisão unânime dos jurados
Joshua Culibao finalizou Melsik Baghdasaryan com um mata-leão no 2R
Kleydson Rodrigues derrotou Shannon Ross por nocaute técnico no 1R
Jamie Mullarkey derrotou Francisco Prado por decisão unânime dos jurados
Jack Jenkins derrotou Don Shainis por decisão unânime dos jurados
Loma Lookboonmee finalizou Elise Reed com um mata-leão no 2R
Blake Bilder derrotou Shane Young por decisão unânime dos jurados
Elves Brenner derrotou Zubaira Tukhugov por decisão dividida dos jurados