Legista aponta que Hall da Fama do UFC morreu por ‘overdose acidental’ e mais detalhes são revelados

Hall da Fama do UFC, Stephan Bonnar faleceu em dezembro do ano passado, mas causa da morte veio a público apenas agora

Legista aponta que Hall da Fama do UFC morreu por ‘overdose acidental’ e mais detalhes são revelados

Hall da Fama do UFC, Stephan Bonnar faleceu no ano passado, aos 45 anos (Foto: Divulgação/UFC)

Hall da Fama do UFC e falecido no final do ano passado, Stephan Bonnar teve confirmada a causa da sua morte pelo gabinete médico legista do Condado de Clark, no estado de Nevada (EUA). Segundo o que consta no documento, o ex-lutador faleceu por conta de uma overdose acidental por ingestão de uma combinação de medicamentos. Fenatil, Fluorofentanil e Mitraginina, que servem como substâncias contra dores, foram encontrados no organismo do americano.

De acordo com informações do site MMA Fighting, o órgão que ficou responsável pela análise do caso não deu maiores detalhes sobre o óbito do ex-lutador do UFC, com a justificativa de respeitar a “Lei da Privacidade Médica”. Geralmente, o escritório do legista confirma a causa e a forma do óbito em cerca de 90 dias, no entanto, um porta-voz afirmou que o caso de Stephan Bonnar levou mais tempo por conta de outros testes que foram realizados durante uma autópsia.

Vale ressaltar que o Fentanil trata-se de um opioide sintético que é cerca de “100 vezes mais potente” que a morfina, e nos Estados Unidos, por exemplo, tem gerado uma grande crise, por estar sendo associada à inúmeras mortes por overdose no país, em muitos casos por ingestão não intencional. Já o Fluorofentanil tem ação semelhante ao Fentanil, enquanto a Mitraginina é uma variação ativa do analgésico Kratom.

A morte de Stephan Bonnar aconteceu no dia 22 de dezembro do ano passado e, na ocasião, o UFC, ao comunicar o óbito do lutador, citou como causa “complicações cardíacas durante o trabalho”, sem dar maiores detalhes.

Bonnar foi uma das figuras mais importantes para o “boom” do UFC na década retrasada. Ele fez a final da primeira edição do reality TUF (The Ultimate Fighter) contra Forrest Griffin, onde saiu derrotado por decisão unânime. Anos depois, em 2013, o confronto foi eleito para o Hall da Fama da organização.

A primeira edição do TUF foi um sucesso e ajudou a promover o esporte. Bonnar, mesmo com o revés, se tornou uma das estrelas da companhia. Apesar de não ter sido campeão, o meio-pesado – especialista no Grappling – sempre apareceu na lista de lutadores preferidos de vários fãs.

Em sua carreira no UFC, “The American Phycho” teve oito vitórias e sete derrotas. Enfrentou nomes como Rashad Evans, Jon Jones e Mark Coleman, por exemplo. Sua última apresentação na organização foi em 2012, no UFC Rio, quando foi nocauteado por Anderson Silva.

Logo após o revés para “Spider”, Stephan Bonnar decidiu colocar um ponto final na carreira ao ser flagrado no exame antidoping da USADA. Contudo, em novembro de 2014, se apresentou pelo Bellator, onde enfrentou Tito Ortiz e saiu derrotado por decisão dividida. No geral, a carreira do americano teve 15 triunfos e nove reveses.

Ex-lutador de MMA, Stephan Bonnar está presente no Hall da Fama do UFC (Foto: Divulgação/UFC)

Ex-lutador de MMA, Stephan Bonnar está presente no Hall da Fama do UFC (Foto: Divulgação/UFC)

Para conferir mais notícias sobre Stephan Bonnar no UFC, clique aqui