Com ‘alfinetada’ em Ngannou, Dana White fala sobre ida do ex-campeão para a PFL: ‘Não faz sentido’
Presidente do UFC, Dana White não poupou Francis Ngannou de críticas e aproveitou para "alfinetar" o ex-campeão peso-pesado
Dana White pode estar preocupado que o sucesso de Ngannou possa atrair outros lutadores do UFC para o Boxe (Foto: Reprodução)
A semana do MMA ficou marcada pelo fim da “novela” envolvendo o futuro de Francis Ngannou. Ex-campeão peso-pesado do UFC, o camaronês assinou um contrato sem precedentes com a PFL (Professional Fighters League). Os termos divulgados do acordo incluem concessões que dão a Ngannou participação na empresa e um papel no conselho de administração da PFL, além de fazer dele o presidente da expansão da franquia na África.
Além disso, o experiente lutador terá a liberdade de lutar no Boxe e buscar seus próprios patrocinadores, bem como uma oferta garantida de US$ 2 milhões (mais de R$ 10 milhões na cotação atual) em bolsas para cada um dos seus oponentes na PFL. No entanto, espera-se que Ngannou faça sua estreia na franquia norte-americana apenas em 2024, depois de fazer sua estreia no Boxe profissional, com previsão para acontecer no segundo semestre de 2023.
Embora o contrato de Francis Ngannou com a Professional Fighters League tenha diversas “regalias”, houve quem fizesse críticas ao acordo. Presidente do UFC, Dana White se pronunciou pela primeira vez sobre a ida do camaronês para a PFL, no último sábado (20), após o UFC Vegas 73, e não deixou de fazer críticas aos envolvidos, além de dar uma clara “alfinetada” em seu ex-funcionário.
“Com base no que sei sobre o acordo, que não é muito, não faz sentido para mim (a ida de Ngannou para a PFL). Você vai pagar um cara para ficar um ano sem lutar, e já faz (14) meses (que ele não luta). Ele lutou três vezes nos últimos três anos. Não é apenas o que fazemos aqui. E no dia em que o liberamos, eu sabia exatamente o que iria acontecer.
Francis não quer correr nenhum risco, e obviamente não queria correr riscos com Jon Jones – e depois que vimos o que aconteceu com Ciryl Gane, não o culpo. Acho que o resultado teria sido exatamente o mesmo, e tenho certeza que a maioria de vocês acha e tenho certeza que Francis também”, analisou Dana White.
Atualmente com 36 anos, Francis Ngannou, que contabiliza 17 vitórias e três derrotas em seu cartel no MMA, fez sua última luta em janeiro de 2022, quando venceu Ciryl Gane no UFC 270. Depois disso, o camaronês entrou em “rota de colisão” com a franquia norte-americana ao exigir uma melhor valorização financeira, além de brechas em seu novo contrato para lutar Boxe. Após não chegar a um acordo com o Ultimate, Francis tornou o seu cinturão peso-pesado vago e deixou a organização.