Bastidores da saída de Borrachinha do UFC 294: da lesão em Minas ao corte oficial em Abu Dhabi
Por meio de seu canal oficial no YouTube, Borrachinha publicou um vídeo onde mostra todos acontecimento em ordem cronológica
Paulo Borrachinha ficou fora do UFC 294 após agravamento da sua lesão no cotovelo (Foto: Reprodução)
Paulo Borrachinha foi cortado às vésperas do UFC 294, após ter que passar pelo segundo procedimento cirúrgico em seu cotovelo, e perdeu a chance de enfrentar Khamzat Chimaev. O embate seria o co-main event do card que acontece no próximo dia 21, em Abu Dhabi (EAU).
No lugar o brasileiro, Kamaru Usman, ex-campeão até 77kg, foi o escolhido para enfrentar Chimaev. A luta vai definir o próximo desafiante ao cinturão dos médios – que pertence a Sean Strickland.
Por meio de seu canal oficial no YouTube, Borrachinha publicou um vídeo onde mostra todos acontecimento em ordem cronológica, desde o diagnóstico inicial da lesão ainda no Brasil até o momento em que se encaminha ao hospital para realizar a segunda cirurgia na capital dos Emirados Árabes Unidos. O mineiro, por meio do Instagram, revelou que vai precisar passar por uma nova cirurgia nesta sexta-feira (13).
Acompanhe a cronologia dos acontecimento que culminaram na saída do brasileiro do UFC 294
31 de julho – Contagem-MG
Sessão de sparring já com proteção no cotovelo direito.
06 de agosto – Contagem-MG
Na sessão de sparring é possível notar o cotovelo de Borrachinha já com uma coloração diferente na pele.
07 de agosto – Belo Horizonte-MG
Borrachinha reclama de dores no cotovelo em uma sessão médica e ouve pela primeira sobre uma bactéria na pele.
08 de setembro – São Paulo-SP/Doha-Catar
O lutador viaja para Abu Dhabi, onde segue com uma proteção em todo o braço.
10 de setembro – Abu Dhabi (EAU)
Borrachinha faz uma sessão de sparring no Oriente Médio sem utilizar o braço lesionado.
Entre os dias 10 de 16 de setembro – Abu Dhabi (EAU)
A lesão aumenta e é possível ver cotovelo de Borrachinha com a pele mais inflamada. Com amparo médico, foi realizada uma drenagem no local para a diminuição das dores.
17 de setembro – Borrachinha faz uma declaração sobre seu estado de saúde
“Estou aqui Abu Dhabi faz sete dias, infelizmente, eu não consigo mexer meu braço direito, a infecção que eu tinha tratado no Brasil voltou. Ela começou há três semanas, faltam quatro semanas para a lutas. Apesar de todas as circunstâncias, diversas medicações, eu estou no peso. Hoje, eu passarei por uma avaliação médica e estamos planejando uma cirurgia para limpar tudo e eu me manter na luta”.
17 de setembro – avaliação médica em Abu Dhabi (EAU)
Durante a avaliação médica, foi constatado que a inflamação estava se alastrando para o tríceps.
18 de setembro – Paulo Borrachinha opera o cotovelo direito para primeira vez
Tamara Alves, noiva e empresária do lutador, comenta sobre a cirurgia: “Estou aqui no quarto esperando o Paulo chegar. O médico acabou de me ligar para dizer que a cirurgia foi ‘tudo bem’. Ele está agora na sala de recuperação, estou esperando trazerem ele aqui. O médico virá aqui para explicar todos os detalhes”.
21 de setembro – Pós operatório, curativos do braço são retirados para avaliação
Os médicos afirmaram que o procedimento foi bem sucedido. O brasileiro não reclama de dores no local e recebe as orientações para a recuperação da lesão.
21 de setembro – Volta aos treinos, com exercícios adaptados
Borrachinha volta aos sparrings, treinando chutes e golpes de esquerda e reclama que quer treinar mais: “Eu acho já a gente pode fazer mais. O negócio é só não tocar no meu cotovelo. Ele não me chuta e você não bate na minha mão”.
27 de setembro – Renzo Gracie revela lesão de Borrachinha, desconhecida até o momento pelo público
“Borrachinha está lá treinando duro… Ele teve um probleminha no cotovelo agora, teve que fazer uma ‘operaçãozinha’, dar uma ajeitada, mas já está 100% e nessa semana ele já volta aos treinos e vai baixar o ‘sarrafo’. Ele está com uma equipe fora de série lá em Abu Dhabi”, disse o faixa-preta ao site “PVT”.
08 de outubro – A lesão volta
“De volta, outro hospital. Voltou faz uns três dias atrás, mas hoje ficou quente, vermelho, doendo, ferroando. Agora são 2h15 da manhã e a gente veio para emergência. Batalha, não é fácil não”.
10 de outubro – Borrachinha passa por nova cirurgia
Os procedimentos para evitar uma nova intervenção cirúrgica não funcionaram e Borrachinha foi operado novamente: “Indo mais uma vez ao hospital. Segunda cirurgia”, declarou o lutador.
11 de outubro – UFC anuncia corte de Borrachinha do UFC 294
Kamaru Usman é escolhido como o substituto do brasileiro para enfrentar Khamzat Chimaev em luta que definirá o próximo desafiante ao título dos médios do UFC.
Paulo Borrachinha, 31 anos, é o atual quinto colocado no ranking da divisão peso-médio do UFC. O mineiro tem 16 lutas em seu cartel profissional no MMA, onde venceu 14 delas e foi superado apenas duas vezes. A última luta do brasileiro aconteceu em agosto do ano passado, quando venceu o ex-campeão da categoria, Luke Rockhold, por decisão unânime dos jurados.