‘Algoz’ de Poatan, brasileiro desiste de luta no Contender Series e Dana opina: ‘Não é pra você’
Primeiro a derrotar Poatan no MMA, Quemuel Ottoni desistiu de última hora do seu combate no Contender Series 2024
Algoz de Poatan, Quemuel Ottoni desistiu de última hora do seu combate no Contender Series (Foto: Chris Unger/Zuffa LLC via UFC)
A quinta semana da oitava temporada do Contender Series, realizada na última terça-feira (10), teria como uma das atrações o atleta Quemuel Ottoni, que ficou conhecido por ter derrotado Alex Poatan na luta de estreia do atual campeão meio-pesado do UFC, em 2015. No entanto, o brasileiro, que enfrentaria Kody Steele em busca de uma vaga no plantel do Ultimate, sequer entrou no octógono e desistiu do combate de última hora.
Com o programa em andamento, foi anunciado que Quemuel, por motivos pessoais, teria decidido não lutar. Já em coletiva de imprensa após o Contender Series, Dana White, presidente da organização, trouxe mais detalhes do caso. O mandatário revelou que o atleta, possivelmente, teve uma crise de pânico e que Sean Shelby, matchmaker do Ultimate, agiu nos bastidores e fez o possível para convencer o brasileiro a lutar. Todavia, faltando cerca de uma hora para o duelo, o paulista teria, de fato, desistido de entrar no cage.
“Sean (Shelby) chegou correndo na sala dos fundos e aparentemente foi para o vestiário, porque tinha ouvido que esse garoto estava desistindo. Ele conversou e o garoto disse: ‘Sim, sim’, e enfaixou as mãos novamente. Na metade da segunda luta, Sean foi chamado novamente dizendo que ele estava desistindo. Ele enfaixou as mãos novamente e disse: “Estou fora”. É para isso que esse show também serve. Às vezes, você não precisa entrar no octógono para perceber: ‘Isso não é para mim, não aguento essa pressão’. Não estou querendo falar mal do garoto. Isso acontece”, afirmou.
A luta de Quemuel Ottoni era uma das mais aguardadas da quinta temporada do Contender Series, justamente por ele ter sido responsável pela primeira derrota de Alex Poatan no MMA. A pressão por uma boa atuação para conseguir o contrato com o UFC pode ter “inflamado” o nervosismo do atleta. Dana White, por sua vez, sinalizou que o fato do brasileiro enfrentar um adversário invicto e promissor também pode ter pesado na decisão da desistência.
“É real. Quando você chega aqui, você é isso e aquilo, e então o cara com quem você está lutando está 9-0. Muitos desses garotos já vêm com hype. Você chega e percebe que não é para você. Eu preferiria que isso acontecesse aqui do que em um evento do UFC. Acho que ele foi um grande motivo pelo qual o garoto desistiu. Obviamente, sua reputação o precedeu e fez isso com esse cara aparentemente. Esse garoto tem um cartel real, venceu Alex Pereira”, finalizou.
Atualmente com 31 anos, Quemuel Ottoni contabiliza 12 vitórias e três derrotas em seu cartel no MMA profissional. A última luta do brasileiro aconteceu em maio de 2022, no Jungle Fight 107, quando derrotou Jose Diaz por finalização. Vale ressaltar também que, em 2023, o brasileiro também não apresentou condições para competir na PFL, onde lutaria contra Abdoul Abdouraguimov.