Durinho desabafa sobre derrota no UFC Vegas 97 e identifica o que deu errado: ‘Sem energia’

Após o terceiro revés seguido, Durinho disse que errou ao misturar diferentes estratégias de corte de peso sem acompanhamento

Durinho desabafa sobre derrota no UFC Vegas 97 e identifica o que deu errado: ‘Sem energia’

Ex-desafiante ao cinturão meio-médio, Gilbert Durinho chegou ao terceiro revés seguido no UFC (Foto: Reprodução)

No esporte, entender a razão por trás das derrotas nem sempre é um processo fácil, mas permite com que os atletas aperfeiçoem as falhas e busquem a melhoria em seu desempenho. No último sábado (7), no UFC Vegas 97, Gilbert Durinho foi superado por Sean Brady na decisão unânime dos jurados em uma atuação abaixo do esperado por parte do brasileiro.

Em seu canal oficial no YouTube, Durinho fez um longo desabafo sobre sua preparação e, segundo ele, conseguiu desvendar o motivo do seu mau desempenho na última luta. O carioca disse que errou no processo de corte de peso, onde mesclou três estratégias distintas, o que resultou em uma falha na sua recuperação e o deixou “sem energia” na luta contra Brady.

“Eu viajei para Las Vegas no domingo e na segunda eu treinei dois períodos no (UFC) Apex. Terça eu treinei dois períodos no UFC PI e na quarta, mesmo com entrevista e conferências, eu treinei de noite e estava indo tudo bem. Na quinta foi onde mais ou menos começou um probleminha ali, onde o meu peso começou a dar uma ‘agarrada’, mas até então tudo normal, porque eu já bati 70kg.

Comecei a dieta, tive que cortar um pouco mais (de peso). No dia seguinte, fiz banheira, mas consegui chegar ao peso. Quem assistiu a pesagem ao vivo, viu que eu fui o último a pesar. A pesagem era de uma hora e cheguei dois minutos atrasado, mas a Comissão deixou eu me pesar e bati o peso”, declarou Durinho, que seguiu:

“Recuperei bem o peso, dormi bem. No sábado pela manhã, fiz um treinamento leve, mas quando eu voltei, senti minha energia baixa. Descansei e não voltei. Cheguei na arena ainda sem sentir nada, me aquecendo e nada. Não tem desculpa, o Sean Brady lutou pra caramba, mas foi isso o que aconteceu. Não senti energia nenhuma, lutei lento e lutei mal.

Não encontrei força, não tinha nem explosão e nem velocidade, e acabei perdendo. Depois disso, eu comecei a refletir para ver onde eu errei. Foi aí que eu vi o vacilo que eu dei, onde eu misturei três planos de corte de peso e não consegui me recuperar bem. Não deu certo. Se tem algum culpado, sou eu”, finalizou o peso-meio-médio.

Durinho amargou a marca negativa de três derrotas consecutivas pela primeira vez em sua carreira. Atualmente com 38 anos, o brasileiro já havia sido superado por Belal Muhammad, em 2023, e Jack Della Maddalena em março deste ano. A última vitória do faixa-preta de Jiu-Jitsu foi em abril de 2023, quando superou Jorge Masvidal por decisão unânime.

Para conferir mais notícias sobre Gilbert Durinho, clique aqui