Com foco em manter o Boxe nas Olimpíadas, World Boxing anuncia a sede do Mundial
Será o primeiro grande evento organizado pela World Boxing, entidade criada para manter a modalidade no Movimento Olímpico
Boxe corre o risco de ficar de fora dos programa Olímpico nos próximos anos (Foto: Divulgação)
A cidade de Liverpool, na Inglaterra, foi escolhida na última terça-feira (17) como a sede do próximo Campeonato Mundial de Boxe, que acontecerá entre 4 e 14 de setembro de 2025. Será o primeiro grande evento organizado pela World Boxing, entidade criada para manter a modalidade no Movimento Olímpico. Também será a primeira vez que a competição reunirá as disputas masculinas e femininas em conjunto.
Haverá dez categorias em cada um dos naipes, mas os pesos exatos ainda não foram anunciados. Eles serão definidos após o próximo Congresso da World Boxing, que acontecerá em novembro deste ano. O ginásio da competição será a M&S Bank Arena, que tem capacidade para receber até dez mil espectadores e recebeu o Mundial de Ginástica Artística de 2022 e as finais do Eurovision de 2023.
“Liverpool é uma cidade mundialmente famosa com uma herança orgulhosa no Boxe e será um lugar fantástico para sediar nosso primeiro Mundial Adulto de Boxe. Esta será uma vitrine para o Boxe olímpico, particularmente porque será a primeira vez que a competição masculina e feminina ocorrerão lado a lado como parte do mesmo campeonato”, disse Boris van der Vorst, presidente da World Boxing.
O Reino Unido já recebeu um Mundial Adulto uma vez, em 2001, quando Belfast, na Irlanda do Norte, sediou a edição masculina. Esta, porém, será a primeira vez que o evento acontece na Inglaterra. Com quase 500 mil habitantes, Liverpool é a quarta maior cidade do país e recebeu o Mundial Cadete de Boxe de 2005 e o Campeonato Europeu de 2008.
Membro do Conselho Executivo da World Boxing e presidente da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), Marcos Brito destacou a importância da promoção de grandes eventos por parte da nova entidade, que pleiteia a organização da nobre arte no Movimento Olímpico: “Vamos promover o Mundial Juvenil este ano, o Mundial Elite no ano que vem e mostrar que a World Boxing tem capacidade técnica e financeira para organizar grandes eventos e se credenciar para ser o mandatário do Boxe dentro dos Jogos Olímpicos”, declarou o dirigente.
A World Boxing foi criada em abril de 2023 com o objetivo de manter a modalidade dentro do Movimento Olímpico após a suspensão da Associação Internacional de Boxe (IBA) – então federação internacional da modalidade – por escândalos de corrupção. Atualmente, a World Boxing possui 44 membros filiados, incluindo o Brasil, mas esse número deve subir até o próximo ano.