Wanderlei, Nate e mais: UFC divulga lista dos melhores lutadores que nunca foram campeões
O UFC divulgou um vídeo em seu canal no YouTube, onde destacou os melhores de lutadores que jamais foram campeões
Wanderlei Silva foi citado entre os melhores lutadores da história do UFC que jamais foram campeões (Foto: Reprodução)
Chegar ao UFC é o sonho de quase todo lutador de MMA. Ser campeão na maior organização de artes marciais mistas do mundo é um feito conquistado por poucos atletas. Grandes nomes da história do esporte brilharam no octógono ao longo dos mais de 30 anos da história do Ultimate, mas muitos deles jamais conquistaram um cinturão pela franquia presidida por Dana White.
O UFC divulgou um vídeo em seu canal no YouTube, onde destacou os melhores de lutadores que jamais foram campeões dentro da companhia. A lista conta lutadores de praticamente todas as divisões de peso e dos mais variados períodos do Ultimate.
O Brasil teve dois representantes neste tópico, começando por Wanderlei Silva. A lenda do Pride nunca conseguiu repetir as mesmas atuações no UFC. Pela organização americana, o “Cachorro Louco” fez nove lutas e enfrentrou nomes como Rich Franklin, Michael Bisping, Chuck Liddell, Quinton Rampege Jackson, entre outros. Mesmo sem o cinurão, o curitibano foi eleito em 2024 ao Hall da Fama do Ultimate, como reconhecimento pela carreira de sucesso.
Além de Wand, Demian Maia é outro brasileiro citado entre os melhores sem o cinturão do UFC. O paulista, quarto lutador com mais vitórias (22) na companhia, teve duas chances de ser campeão. Na primeira, foi superado por Anderson Silva em 2010, em luta válida pelo título dos médios. Cerca de sete anos depois, contra Tyron Woodley, o ícone do Jiu-Jitsu foi superado e não conseguiu conquistar a coroa dos meio-médios.
O norte-americano Urijah Faber bateu na trave por três vezes e encerrou sua carreira sem um cinturão no UFC. O “California Kid” foi derrotado por Dominick Cruz (duas vezes) e Renan Barão. Outro atleta que teve três oportunidades de título foi Chael Sonnen. O “Bad Guy” foi duas vezes superado por Anderson Silva, em 2010 e 2012, pelo cinturão dos médios, e sucumbiu diante de Jon Jones, em 2013, nos meio-pesados.
Outro integrante da lista é Nate Diaz, que chegou a ser campeão do TUF 5, em 2007, e permaneceu no Ultimate até 2022. Nesse período, o norte-americano fez 26 lutas, conquistou 16 bônus da performance e disputou o cinturão dos leves em 2012, mas foi perdeu para Benson Henderson. Irmão mais velho de Nate, Nick Diaz também foi lembrado entre os melhores que jamais conquistaram um título pelo UFC. O americano está há mais de 20 anos na organização e disputou o cinturão interino e o cinturão linear dos meio-médios, em 2012 e 2013, sendo derrotado por Carlos Condit e Georges St-Pierre, respectivamente.
Completaram a lista, o Zabit Magomedsharipov, Anthony Johnson, Stephen Thompson, Alistar Overeem, Yoel Romero, Donald Cerrone, Joseph Benavidez, Alexander Gustafsson, Chad Mendes e Dan Henderson.