Aspinall aponta Topuria como ‘Lutador do Ano’ e coloca outro campeão na frente de Poatan

Tom Aspinall colocou Ilia Topuria e Dricus Du Plessis à frente de Poatan como "Lutador do Ano" em 2024; veja e opine

Aspinall aponta Topuria como ‘Lutador do Ano’ e coloca outro campeão na frente de Poatan

Tom Aspinall colocou Ilia Topuria e Dricus Du Plessis à frente de Poatan como "Lutador do Ano" em 2024 (Foto: Reprodução)

Detentor do cinturão interino peso-pesado do UFC, Tom Aspinall vive a expectativa de ter confirmada sua luta contra Jon Jones – campeão linear da categoria – pela unificação dos títulos da divisão até 120kg. Enquanto isso não acontece, o lutador britânico fez um panorama sobre quem, na sua opinião, foram os principais destaques do Ultimate no ano de 2024.

Por meio de um vídeo divulgado em seu canal no YouTube, Tom Aspinall afirmou que Ilia Topuria, dono do cinturão peso-pena do UFC, foi o “Lutador do Ano” na temporada. Vale ressaltar que tal prêmio foi para Alex Poatan, campeão dos meio-pesados, em cerimônia organizada pela revista “Fighters Only”.

“O primeiro lutador que vem à mente é o Ilia Topuria. É alguém que está na disputa pelo título há muito tempo, mas entrou lá derrotando um grande nome do esporte, o Alexander Volkanovski, um dos meus favoritos. É alguém que eu conheço, admiro… Ele entrou lá e conquistou o cinturão. Ele lutou em fevereiro e voltou novamente, dessa vez contra Max Holloway, e nocauteou o cara que nunca havia sido derrubado no UFC antes. Ele venceu duas lendas em um ano e foi algo enorme. Eu vejo esse cara fazendo grandes coisas em 2025, provavelmente coisas ainda maiores”, disse Tom Aspinall.

Depois de Ilia Topuria, Tom Aspinall citou o nome de Dricus Du Plessis como outro grande destaque no ano de 2024. O sul-africano conquistou o cinturão peso-médio em janeiro, ao derrotar Sean Strickland, e defendeu o título finalizando o ex-campeão Israel Adesanya em agosto, no UFC 305.

“Outro cara que teve uma vitória enorme no começo do ano e voltou vencendo outra lenda foi Dricus Du Plessis. É o primeiro campeão da África do Sul (no UFC). Ele luta de uma maneira meio estranha e eu gosto de observar. Ele conseguiu uma grande vitória sobre Sean Strickland e voltou para derrotar uma lenda, que é Israel Adesanya. Eu não sei no que realmente ele é bom, ele é muito difícil de se estudar. Ele parece que está fazendo as coisas erradas, mas obviamente, para ele as coisas funcionam”, opinou Aspinall.

Por fim, Tom Aspinall citou Alex Poatan, que fez três lutas no ano de 2024 e venceu todas, superando por nocaute os adversários Jamahal Hill, Jiri Prochazka e Khalil Rountree, respectivamente. O britânico destacou o fato do brasileiro ter feito – e vencido – três desafios em um espaço de apenas seis meses.

“E claro, não podemos esquecer de Alex Poatan. Eu sou fã de Alex. Se você não está assistindo esse cara, você não é fã do esporte. Ele venceu três lutas este ano, três performances completas. Ele tem feito muito, e essas lutas consecutivas exigem muito de você mentalmente, e claro, fisicamente. Isso sem mencionar os camps de treinamento, um em cima do outro. Estou muito impressionado com o que ele fez, eliminou todos os adversários da divisão e está em um lugar muito bom agora”, finalizou.

Para conferir mais notícias sobre Tom Aspinall e Alex Poatan no UFC, clique aqui