Com presença de policiais no card e disputas de cinturão, Shooto Bope acontece na próxima sexta (24)
Uma tradição do Shooto Brasil, a edição comemorativa do evento em homenagem ao Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro) acontece na próxima sexta-feira (24), na Upper Arena, Zona Sul da capital fluminense. Pela oitava vez, a organização homenageia a corporação pelo Dia do Soldado – neste sábado (25) – com um card daqueles que levantam qualquer um da cadeira. Além das disputas de cinturão pelas divisões dos ultra-leves (até 72,6kg), entre o ex-UFC Ronys Torres e Marcio Bruno, e dos moscas feminino (até 56,7kg), entre Lara Procópio e Sidy Rocha, o evento está recheado de atrações. Algumas delas são as presenças de dois policiais do Bope no card, Rafael Bernardo e Willian Ferreira, do policial federal Haroldo Bunn e do professor de Jiu-Jitsu da corporação, o experiente lutador Andrius Tigrão. O Shooto Brasil 87 conta com um total de 14 lutas e tem o início da sua transmissão a partir das 20h no Canal Combate e SporTV 2.
“Além de já ter virado tradição, é nosso compromisso realizar uma edição do Shooto Bope anualmente. Para celebrar essa parceria com o Governo do Estado e com a Polícia Militar conseguimos montar um card de alto nível, do jeito que os fãs e as corporações merecem ver. Teremos disputas de títulos, atleta com passagem pelo Ultimate e representantes do próprio Bope e da Polícia Federal”, afirmou Dedé Pederneiras, presidente do Shooto Brasil.
Ronys Torres retorna para defender seu cinturão pela primeira vez
A luta principal da noite do Shooto Bope em 2018 será entre o campeão Ronys Torres e o desafiante Marcio Bruno. Ronys, um dos mais antigos da equipe Nova União, era o campeão dos leves do evento, mas abriu mão do cinturão ao assinar com o evento internacional ROAD FC, no início de 2017. Depois de quatro lutas disputadas na organização coreana – com três triunfos e apenas um revés -, ele retorna ao Shooto como campeão dos ultra-leves, divisão recém-inaugurada. O amazonense herdou o título por decisão do staff do Shooto, já que ele não havia sido destronado na categoria debaixo.
Aos 32 anos, Ronys atua profissionalmente desde 2006 e tem um currículo expressivo. São 36 vitórias e seis derrotas na carreira, duas delas na passagem apagada pelo UFC em 2010. Presente nas quatro primeiras edições do Shooto, ele já fez 11 lutas no evento e tem 100% de aproveitamento. Seu adversário é o sul mato-grossense Marcio Bruno. Aos 31 anos ele é natural de Campo Grande e soma um cartel de 10 vitórias e cinco derrotas.
Campeã dos galos, Lara busca título dos moscas em duelo de gerações
O co-main event do Shooto 87 pode marcar o nome de uma lutadora na história da organização. A mineira Lara Procópio, de apenas 22 anos, já se sagrou campeã dos galos ao bater Mariana Morais na edição 81, em maio. Agora, a lutadora da Nova União busca fazer história ao ser a única mulher a conquistar dois títulos de categorias distintas no Shooto. Ela encara Sidy Rocha, pelo título dos moscas, e busca também manter a invencibilidade na carreira de cinco vitórias em cinco lutas disputadas. Já Sidy vai fazer sua estreia no Shooto Brasil, mas chega credenciada por um cartel de nove vitórias e quatro derrotas. A curiosidade fica por conta da idade da sul mato-grossense: 40 anos. O que configura um verdadeiro confronto de gerações no co-main event da noite no Rio.
Os demais destaques do Shooto Brasil 87, em homenagem ao Bope, fica por conta justamente dos membros da corporação presentes no card. Rafael Bernardo e Willian Ferreira, soldados do Bope, encaram Rafael Trindade e Wandemberg Nascimento, respectivamente. O card conta ainda com o experiente Andrius Tigrão, faixa-preta de Jiu-Jitsu e professor do batalhão, e o policial federal Haroldo Bunn, nome carimbado das edições em homenagem ao Batalhão de Operações Especiais, entre outras atrações.
CARD COMPLETO:
Shooto Brasil 87: Bope
Upper Arena, no Rio de Janeiro (RJ)
Sexta-feira, 24 de agosto de 2018
Card principal
Até 72,6kg: Marcio Bruno (WGT/Boxe Thai/Gracie Barra) x Ronys Torres (Nova União)
Até 56,7kg: Sidy Rocha (Rocha Top Team) x Lara Procópio (Nova União)
Até 74,8kg: Johil de Oliveira (Johil Team) x Haroldo Bunn (Nova União)
Até 74,8kg: Ugo Barbosa (a confirmar) x Andrius Tigrão (Nova União)
Até 58,5kg*: Felipe Pereira (a confirmar) x Daniel Miojo (ATS Tubarões)
Até 70kg: Milson Barão (Renovação Coari Team) x Junior Negão (Nova União)
Até 70kg: Ricardo de Souza (Careca MMA Team) x Guilherme Doin (Nova União)
Até 68kg: Rafael Cacique (ATS Tubarões) x Rafael Bernardo (CTLA Nova União)
Até 63,5kg: Patrizio de Souza (Full House) x Adilson Pica Pau (Nova União)
Até 63,5kg: Wandenberg Nascimento (BPT) x Willian Ferreira (Nova União Bope)
Card preliminar
Até 66kg: João Gilberto (PRVT) x Keweny Lopes (Nova União)
Até 52kg: Vania Brun Caceres (a confirmar) x Andressa Romero (Nova União)
Até 57kg: Mairon Santos (PRVT) x Leandro Zé Pequeno (Nova União) – LUTA AMADORA
* Peso combinado