Seleção brasileira de Judô inicia participação no Pan-Americano de Lima a partir de quinta (25)

Seleção brasileira de Judô inicia participação no Pan-Americano de Lima a partir de quinta (25)

A seleção brasileira de Judô disputará a partir desta quinta-feira (25), o Campeonato Pan-Americano da modalidade, em Lima, no Peru, que servirá como evento-teste para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Um primeiro grupo, formado pelos atletas que lutarão já na quinta, embarcará para o Peru nesta terça-feira (23), e os demais viajarão na quarta-feira (24).

Na preparação para Lima, a seleção treinou durante duas semanas concentrada em Pindamonhangaba com outras seleções de países como França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Croácia, além das seleções de Chile, Argentina e Equador, possíveis adversários do Brasil no Pan.

Em seguida, no planejamento de treinos itinerantes pelo Brasil, Rafaela Silva e Beatriz Souza desembarcaram na Sogipa, em Porto Alegre, com o técnico Mario Tsutsui para quatro dias (15 a 18 de abril) de treinos com as atletas do clube gaúcho que também estarão no Pan, como Mayra Aguiar, Maria Portela, Nathália Brígida e Alexia Castilhos. Da mesma forma que os sogipanos Leonardo Gonçalves, Rafael Macedo e Daniel Cargnin passaram outros quatro dias (16 a 19 de abril) em São Paulo treinando no Esporte Clube Pinheiros e no Projeto Futuro com os técnicos da seleção Yuko Fujii e Luiz Shinohara.

Classificatório para os Jogos de Lima, o Pan de Judô contará com a força máxima do Brasil em ação no tatame do Coliseo de La Videna. Dos 18 atletas convocados pela CBJ, 16 serão cabeças de chave e 15 já foram medalhistas em Campeonatos Pan-Americanos. Da atual equipe, os maiores campeões são Mayra Aguiar, com cinco títulos pan-americanos, Rafael Silva “Baby” e Sarah Menezes, cada um com quatro ouros.

Além de valer como o sexto ponto no Ranking Mundial IJF, o Campeonato Pan-Americano deste ano distribuirá pontos também para o Ranking Pan-Americano. Os campeões somam 700 pontos no Ranking mundial e 500 pontos no Ranking continental.

Haverá também a Copa Pan-Americana, na Cidade do Panamá, nos dias 22 e 23 de maio, que dará até 200 pontos no ranking pan-americano.

Os nove melhores ranqueados de cada categoria de peso na listagem continental após a Copa Pan-Americana classificam-se para os Jogos de Lima 2019. 

Veja aqui o Ranking Pan-Americano.

PROGRAMAÇÃO

A agenda da seleção em Lima começa nesta quarta-feira com o sorteio das chaves que seguirá a classificação dos atletas no Ranking Mundial IJF para definição dos cabeças de chave.

Os combates começarão na quinta-feira, dia que o Brasil será representado por Nathália Brígida (48kg), Sarah Menezes (52kg), Larissa Pimenta (52kg), Rafaela Silva (57kg), Eric Takabatake (60kg) e Daniel Cargnin (66kg).

Na sexta-feira, lutarão Aléxia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg), Lincoln Neves (73kg), David Lima (73kg) e Eduardo Yudy Santos (81kg).

No sábado, 27, último dia de competições individuais, a seleção buscará medalhas com Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva “Baby” (+100kg) e David Moura (+100kg).

Fechando a programação, no domingo, 29, os países voltam ao tatame para as disputas por equipes mistas.

HORÁRIOS*

Quarta-feira, 24
12h30 – Sorteio das Chaves

Quinta, Sexta e Sábado (individuais)
7h30 – preliminares
13h00 – Bronzes e Finais

Domingo (equipes)
8h00 – preliminares
13h00 – Bronzes e Finais