Seleção de Judô olímpica será definida no Grand Slam de Baku, a partir de sexta-feira (10); confira
Depois de uma campanha com 16 medalhas no Campeonato Pan-Americano de Judô, a seleção brasileira retorna ao Circuito Mundial da IJF nesta semana em busca de mais pódios e pontos importantes na corrida olímpica. O desafio da vez será o Grand Slam de Baku, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de maio, no Azerbaijão. A disputa será decisiva para os atletas do Brasil que almejam uma vaga no Campeonato Mundial de Judô, que será em Tóquio, no período de 25 a 31 de agosto de 2019.
Isso por que, de acordo com os critérios da Confederação Brasileira de Judô, Baku será a última competição a dar pontos na classificação para Tóquio 2019, evento-teste para os Jogos Olímpicos. A CBJ levará ao último Mundial antes de Tóquio 2020 os nove melhores brasileiros por gênero (feminino e masculino) no ranking mundial atualizado após o Grand Slam do Azerbaijão
Grande parte da equipe já encaminhou sua classificação, assegurando as primeiras posições no ranking ao longo das competições disputadas até aqui. Atualmente, Mayra Aguiar (78kg) lidera a listagem feminina, enquanto David Moura (+100kg) é o primeiro entre os homens. Quem ainda não está entre os nove poderá buscar em Baku os pontos que faltam para entrar no time do Mundial 2019.
Dessa forma, foram convocados para a disputa no masculino os judocas Felipe Kitadai (60kg/Sogipa/RS), Phelipe Pelim (60kg/EC Pinheiros/SP), Charles Chibana (66kg/EC Pinheiros/SP), Daniel Cargnin (66kg/Sogipa/RS), David Lima (73kg/Sogipa/RS), Eduardo Yudy Santos (81kg/EC Pinheiros/SP), Rafael Macedo (90kg/Sogipa/RS) e Rafael Buzacarini (100kg/Paineiras do Morumby/SP). Marcelo Contini (73kg/EC Pinheiros/SP), que também havia sido convocado, foi cortado da equipe após sofrer uma luxação no ombro direito durante treinamento.
Para a competição feminina em Baku, a CBJ levará Gabriela Chibana (48kg/EC Pinheiros/SP), Nathália Brígida (48kg/Sogipa/RS), Eleudis Valentim (52kg/EC Pinheiros/SP), Larissa Pimenta (52kg/EC Pinheiros/SP), Rafaela Silva (57kg/Instituto Reação/RJ), Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa/RS), Ellen Santana (70kg/EC Pinheiros/SP), Mayra Aguiar (78kg/Sogipa/RS) e Maria Suelen Altheman (+78kg/EC Pinheiros/SP).