Ultimate deve anunciar EA Sports UFC 4 com parceria de quase oito anos com a Electronic Arts; saiba mais
O ano de 2020 será agitado no UFC não apenas quanto aos principais eventos, mas também em relação aos bastidores. Isso porque a organização norte-americana deve começar a investir na divulgação do quarto jogo da franquia EA Sports UFC. Com a popularização do MMA, esses jogos de videogame se transformaram em boas ferramentas para a divulgação do esporte. Com experiência de sobra, Dana White sabe a importância dessas ações.
Com jogos desde o ano de 2000, o UFC sempre esteve presente no universo eletrônico. Entretanto, isso só ganhou mais força em 2012, quando a organização fechou uma parceria com a Electronic Arts, como lembra o portal G1. O primeiro jogo da franquia EA Sports UFC foi lançado dois anos depois, para Playstation 4 e Xbox One, e vendeu mais de 2 milhões de unidades.
Outros dois jogos da franquia foram lançados posteriormente, um em 2016 e outro em 2018, tendo uma boa aceitação do público e recebendo críticas positivas. Neste período, a empresa de jogos também lançou o EA Sports UFC Mobile, uma versão do título para smartphones. O sucesso foi tanto que o canal Combate fechou um acordo para divulgar o canal dentro do jogo, como mostra o portal TechTudo. Algo praticamente inédito na publicidade brasileira.
No meio do ano passado, um dos produtores da Electronic Arts confirmou que EA Sports UFC 4 está em produção e deve ter a data de lançamento divulgada nos próximos meses. A expectativa é para 2021, porém nenhuma informação foi confirmada até então. Os detalhes oficiais do jogo devem ser anunciados na feira E3, que acontece em Los Angeles no mês de junho. Tal evento é normalmente tido como o momento em que as produtoras divulgam lançamentos e novidades de jogos eletrônicos.
Lutas em alta
Além do MMA, o Boxe e a Luta Livre também já conquistaram espaço no ramo do entretenimento. No portal da NetBet cassino, por exemplo, é possível encontrar um jogo com o tema Lucha Libre, que faz uma espécie de homenagem aos tradicionais combates mexicanos de lutas quase sem regras. Já no universo do Boxe, a Warner Bros lançou no Brasil, em 2019, o segundo filme da franquia Creed, que somou mais de US$ 200 milhões em bilheteria mundial.
É impossível não citar também o WWE, sucesso nos Estados Unidos que pode ensinar bastante para o UFC e outras organizações de MMA como gerar audiência também fora do octógono. A empresa de Luta Livre possui um estúdio próprio de produções e já fez mais de 15 filmes independentes, além de também possuir a própria franquia de jogos eletrônicos e fazer certo sucesso entre os fãs de videogame.
A luta é um dos esportes que mais cresce em audiência tanto aqui no Brasil como no mundo. Entretanto, é preciso ampliar ainda mais a divulgação do MMA para diferentes plataformas, e os jogos eletrônicos são um bom investimento para tal. Por isso, vale a pena ficar atento às novidades do próximo jogo da franquia EA Sports UFC, título que costuma agradar os fãs de lutas, especialmente os da principal organização de MMA.