ADCC 2024 tem Gordon em dose dupla, Meregali, Mica, Preguiça e mais; veja o guia
As estrelas brasileiras Nicholas Meregali, Mica Galvão, Felipe Preguiça e Kaynan Duarte vão em buscar de fazer história
ADCC 2024 promete ser uma edição histórica em Las Vegas (EUA) (Foto: Divulgação/ADCC)
* O maior torneio de Grappling do mundo, o ADCC 2024, tem início neste sábado (17) em Las Vegas (EUA), na luxuosa T-Mobile Arena, a casa do UFC. O evento vai contar alguns dos maiores lutadores da atualidade em ação, como Gordon Ryan. Além disso, as estrelas brasileiras Nicholas Meregali, Mica Galvão, Felipe Preguiça e Kaynan Duarte vão em buscar de fazer história na competição. O evento terá transmissão apenas da FloGrappling, a partir de 15h (horário de Brasília).
O grande show conta com três categorias para as mulheres – uma a mais do que na última edição: até 55kg, até 65kg e acima de 65kg. Para os homens, as disputas vão acontecer em cinco divisões: até 66kg, até 77kg, até 88kg, até 99kg e acima de 99kg. Além disso, este ano, o evento vai contar com duas superlutas protagonizadas pelos brasileiros Felipe Preguiça e Yuri Simões. Ambos os atletas vão medir forças com o grande nome do esporte, Gordon Ryan.
CONFIRA ABAIXO O GUIA COMPLETO DE CADA CATEGORIA:
Categoria até 55kg
Atual campeã: categoria estreante
Brasileiras: Anna Rodrigues, Mayssa Bastos, Bianca Basilio e Brenda Larissa
Outras lutadoras: Margot Ciccarelli, Jasmine Rocha, Adele Fornarino e Alex Enriquez
A categoria feminina até 55kg é uma divisão inaugural no ADCC 2024 e já pode ser considerada uma das mais disputadas do evento, onde conta com diversos nomes de peso. A classe tem como destaques quatro brasileiras. Anna Rodrigues foi a vencedora do seletiva brasileira, enquanto Mayssa Bastos foi uma das convidadas para o show. Campeã da categoria até 60kg em 2019, Bianca Basílio vai em busca do bicampeonato. Já Brenda Larissa é apontada como um nome que pode figurar no lugar mais alto do pódio.
Ver essa foto no Instagram
Categoria até 65kg
Atual campeã: Ffion Davies
Brasileiras: Ana Carolina Vieira e Bia Mesquita
Outras lutadoras: Aurelie Le Vern, Helena Crevar, Sula-Mae Loewenthal, Brianna Ste-Marie, Amanda Leve e Morgan Black
A categoria até 65kg é a substituta da divisão até 60kg, que teve Ffion Davies como grande vencedora em 2022. A galesa não estará em ação e vai fazer uma superluta no Craig Jones Invitational. Os destaques ficam por conta de Aurelie Le Vern, Ana Carolina Vieira, Helena Crevar e Brianna Ste-Marie. Uma das maiores atletas da história do Jiu-Jitsu, Bia Mesquita, campeã em 2017 do torneio, vai em busca da medalha de ouro nesta edição de 2024.
Ver essa foto no Instagram
Categoria acima de 65kg
Atual campeã: Amy Campo
Brasileiras: Rafaela Guedes, Maria Ruffatto e Nathiely De Jesus
Outras lutadoras: Amy Campo, Nia Blackman, Maria Ruffatto, Elizabeth Mitrovic, Nikki Lloyd-Griffiths e Kendall Reusing
Assim como a categoria até 65kg que foi substituída, a divisão acima de 65kg corresponde a antiga divisão +60kg. Na edição de 2022, a grande campeã foi Amy Campo. Para 2024, a norte-americana disponta como uma das grandes favoritas ao título. Além dela, as brasileiras Maria Ruffatto, Nathiely De Jesus e Rafaela Guedes aparecem como candidatas ao ouro. Outra atleta que pode beslicar um lugar no pódio é Kendall Reusing.
Ver essa foto no Instagram
Categoria até 66kg
Campeão 2022: Diogo Reis
Brasileiros: Diogo Reis, Kennedy Maciel, Fabrício Andrey, Diego Pato e Gabriel Sousa
Outros lutadores: Owen Jones, Dorian Olivarez, Ethan Thomas, Gairbeg Ibragimov, Deandre Corbe, Huaiqing Xu, Ethan Crelinsten, Ashley Williams, Josh Cisneros e Keith Krikorian
A categoria até 66kg promete ser disputadíssima e tem como campeão Diogo Reis, que é cotado como um dos favoritos ao bicampeonato. Outros destaques são Kennedy Maciel e Fabrício Andrey, que venceram as seletivas para o torneio. Já Diego Pato, Ethan Crelinsten, Kauã Gabriel e Josh Cisneros são outros grandes valores desta equilibrada divisão.
Ver essa foto no Instagram
Categoria até 77kg
Campeão 2022: Kade Ruotolo
Brasileiros: Luiz Paulo, Alexandre Jesus, Mica Galvão, Jonnatas Gracie, Davi Ramos, Vagner Rocha e Fabio Caloi
Outros lutadores: Elijah Dorsey, JT Torres, Dante Leon, PJ Barch, Oliver Taza, Mateusz Szczeciński, Garry Tonon, Jeremy Skinner e Max Hanson
Outra divisão que promete ser acirrada no ADCC 2024 é até 77kg. Campeão em 2022, Kade Rutolo não estará na disputa e vai participar do CJI. Com isso, Mica Galvão, vice para o americano na edição passada, aparece como o favorito. Contudo, outros nomes de peso, como Jonnatas Gracie, Oliver Taza, Dante Leon, Garry Tonon, Fabio Caloi, Vagner Rocha e Luiz Paulo aparecem fortes na disputa. A classe ainda conta com o bicampeão JT Torres (2017 e 2019) e Davi Ramos – medalha de ouro em 2015.
Ver essa foto no Instagram
Categoria até 88kg
Campeão 2022: Giancarlo Bodoni
Brasileiros: Charles Negromonte, Pedro Marinho, Gabriel Almeida, André Porfirio e Felipe Costa
Outros lutadores: Giancarlo Bodoni, Santeri Lilius, Jacob Couch, Izaak Michell, Taylor Pearman, Jacob Rodriguez, Élder Cruz, Ryan Aitken, Chris Wojcik, Josh Hinger e Achilles Rocha
Grande favorito da categoria, Giancarlo Bodoni foi o campeão do ADCC 2022. Além do ítalo-americano, Andre Porfirio, Elder Cruz, Pedro Marinho, Gabriel Almeida, Charles Negromonte e Josh Hinger aparecem como atletas que podem sonhar com o cobiçado título do torneio.
Ver essa foto no Instagram
Categoria até 99kg
Campeão 2022: Kaynan Duarte
Brasileiros: Kaynan Duarte, Henrique Cecconi, Roberto Cyborg, Eli Braz, Nicholas Meregali, Patrick Gaudio e Vinicius Ferreira
Outros lutadores: Paul Ardila, Declan Moody, Marcin Maciulewicz, Michael Pixley, Daniel Schuardt, Rafael Lovato, Alex Grandy, Javier Zaruski e Daishi Goto
Bicampeão do ADCC, Kaynan Duarte vai ter um desafio de peso para conquistar o tricampeonato na categoria. O atleta da Atos terá como rival nada menos que Nicholas Meregali. O gaúcho prometeu que vai conquistar o double gold (ouro duplo) no peso e absoluto, em sua segunda aparição no torneio. Além dos dois super-favoritos, Patrick Gaudio, Henrique Cecconi, Roberto Cyborg, Rafael Lovato, Eli Braz e Vinicius Ferreira aparecem como possíveis candidatos ao pódio.
Ver essa foto no Instagram
Categoria acima de 99kg
Campeão 2022: Gordon Ryan
Brasileiros: Victor Honório, Felipe Preguiça, Vinny Magalhães e Roosevelt Sousa
Outros lutadores: Heikki Jussila, Daniel Manasoiu, Josh Saunders, Mark Macqueen, Mike Perez, Mansur Makhmakhanov, Vince Pezzuto, John Hansen, Haisam Rida, Luke Griffith, Damon Ramos e Brandon Reed
Sem a presença de Gordon Ryan, a divisão acima de 99kg está recheada de talentos e tem Felipe Preguiça como o alvo a ser batido. O mineiro já foi campeão do absoluto em 2017 e chega motivado para a edição de 2024 do ADCC. Outros brasileiros, Vinny Magalhaes, Roosevelt Sousa e Victor Honório podem apresentar um grande desempenho em Las Vegas (EUA). Já Luke Griffith, que venceu Kaynan Duarte no UFC Invitational, tem se consolidado como um dos mais promissores grapplers da atualidade.
Ver essa foto no Instagram
Gordon Ryan vai protagonizar duas supelutas no ADCC 2024
Se engana quem achou que Gordon Ryan iria ficar de fora do maior torneio de Grappling do mundo. O americano vai protagonizar duas superlutas. A primeira, na noite de sábado, será contra Felipe Preguiça – uma espécie de acerto de contas. Já no fim da noite de domingo, o encontro marcado é com Yuri Simões, que foi campeão absoluto em 2022.
O americano já derrotou Simões em quatro oportunidades, em 2016, 2017 e 2018. No entanto, em relação ao Felipe Preguiça, Gordon foi derrotado em dois momentos, mas obteve triunfo no WNO 14, quando venceu o brasileiro em uma superluta.
*Por Damares Farias