Rivalidade entre Alex Poatan e Israel Adesanya: relembre o início dessa história que continua no UFC 281

Brasileiro Poatan é o único lutador e ter nocauteado Adesanya em mais de 110 lutas profissionais (MMA e Kickboxing) do nigeriano

Rivalidade entre Alex Poatan e Israel Adesanya: relembre o início dessa história que continua no UFC 281

Adesanya e Poatan se enfrentaram duas vezes no Kickboxing, e em ambas o brasileiro venceu (Foto: Reprodução)

* Chegou o dia! E neste sábado (12), em Nova York (EUA), veremos mais um capítulo da rivalidade entre Alex Poatan e Israel Adesanya na luta principal do UFC 281. O duelo vale o cinturão peso-médio do Ultimate – atualmente com o nigeriano – e vem sendo bastante aguardado pelos fãs de MMA, principalmente por conta da história entre os dois lutadores.

Para quem não sabe, essa parece ser apenas mais uma defesa de título de Adesanya, que dominou a categoria com facilidade desde a sua chegada ao UFC, em 2018. Porém, o desafiante está na vantagem na rivalidade direta entre eles.

Alex Poatan tem duas vitórias sobre Adesanya no GLORY Kickboxing, antes de eles fazerem a transição para o MMA. A primeira, em 2016, por decisão, é contestada até hoje pelo “Stylebender”, mas a segunda foi para tirar qualquer dúvida. Em luta bem disputada, o brasileiro acertou a mão esquerda em cheio e apagou o adversário, que precisou ser retirado do ringue de maca e com um balão de oxigênio. Esse resultado assombra o campeão peso-médio do UFC até hoje e é o motivo que fez Alex chegar tão rápido na luta pelo título.

Em apenas um ano e três lutas no UFC, Alex Poatan tem a chance de tirar a invencibilidade de Israel Adesanya na categoria e capturar o cinturão tão cobiçado. A vantagem do campeão no MMA é clara: 24 lutas contra apenas sete do brasileiro. Apesar disso, dificilmente veremos outros tipos de arte marciais fora o Kickboxing, pois ambos têm a preferência de fazer uma luta em pé, já que são dois dos melhores do mundo na modalidade.

Veja mais notícias sobre Israel Adesanya e Alex Poatan, aqui

Porém, a semelhança entre eles é apenas no estilo de luta. Tratam-se de dois personagens muito distintos. Adesanya é o campeão “falastrão”, enquanto Poatan é o desafiante quieto, sem muitas palavras. Em sua última luta, o nigeriano fez uma entrada espetacular, com uma urna com o nome do seu oponente, Jared Cannonier. Na mesma noite, Poatan entrou, nocauteou seu oponente, Sean Strickland, e saiu sem dizer muita coisa.

O duelo entre os dois lutadores no UFC 281 é imperdível, prometendo um contraste na agressividade do brasileiro em comparação à movimentação tática e controle de distância oferecido pelo nigeriano. É garantido que veremos um confronto de alta qualidade, com ambos os lutadores tendo motivações extras para vencer seu adversário. E o mais importante de tudo: temos uma rivalidade que está se renovando, agora no MMA.

Israel Adesanya e Alex Poatan vão fazer a luta principal do UFC 281, neste sábado (Foto: Reprodução/UFC)

Israel Adesanya e Alex Poatan vão fazer a luta principal do UFC 281, neste sábado (Foto: Reprodução/UFC)

CARD COMPLETO:

UFC 281
Madison Square Garden, em Nova York (EUA)
Sábado, 12 de novembro de 2022

Card principal (00h, horário de Brasília)
Peso-médio: Israel Adesanya x Alex Poatan
Peso-palha: Carla Esparza x Weili Zhang
Peso-leve: Dustin Poirier x Michael Chandler
Peso-galo: Frankie Edgar x Chris Gutierrez
Peso-leve: Dan Hooker x Cláudio Puelles

Card preliminar (20h, horário de Brasília)
Peso-leve: Brad Riddell x Renato Moicano
Peso-meio-pesado: Dominick Reyes x Ryan Spann
Peso-mosca: Molly McCann x Erin Blanchfield
Peso-médio: Andre Petroski x Wellington Turman
Peso-leve: Ottman Azaitar x Matt Frevola
Peso-palha: Karolina Kowalkiewicz x Silvana Gomez Juarez
Peso-pena: Mike Trizano x Seung Woo Choi
Peso-galo: Julio Arce x Montel Jackson
Peso-meio-pesado: Carlos Ulberg x Nicolae Negumereanu

  • Texto por Pedro Palma