Após confirmar doping, Yatan Bueno é suspenso pela USADA e perde título mundial; veja
Yatan Bueno testou positivo para o uso de 19-Norandrosterona (19-NA) e ficará suspenso por três anos das competições da IBJJF
Yatan Bueno foi suspenso por três anos das competições da IBJJF após ser flagrado em exame antidoping (Foto: Reprodução/Instagram)
Campeão mundial de Jiu-Jitsu em 2024, Yatan Bueno testou positivo para o uso de 19-Norandrosterona (19-NA), que deriva da substância proibida nandrolona e outros 19-norsteroides em um exame antidoping realizado pela USADA (Agência Antidoping dos EUA) durante o Mundial de Jiu-Jitsu 2024, onde conquistou a medalha de ouro. Com isso, o lutador recebeu uma suspensão de três anos sem poder competir nos campeonatos da IBJJF, além de ter o título mundial retirado.
Yatan Bueno, inicialmente, seria suspenso por quatro anos, mas por admitir o uso da substância e aceitar o período de suspensão, o lutador recebeu um ano a menos em sua pena. A punição começou a valer em 12 de julho de 2024, data em que sua suspensão provisória foi imposta, e se encerrará em 12 julho de 2027.
Vale ressaltar que, antes do anúncio oficial da USADA, o atleta já havia se pronunciado por meio das redes sociais, onde revelou uma lesão crônica em seu ombro e que, para evitar um procedimento cirúrgico – que o tiraria do Mundial -, optou pelo tratamento com Deca Durabolin em uma dose pequena, mas o suficiente para ser flagrado no antidoping.
Aos 27 anos, Yatan Bueno foi campeão do Pan-Americano de Jiu-Jitsu 2024 da IBJJF no mês de março, competição que antecedeu o Mundial. Vale lembrar que o faixa-preta poderá seguir competindo em torneios que não são organizados pela IBJJF. A suspensão do lutador da Fratres Jiu-Jitsu é a segunda imposta pela USADA nesta semana. Antes de Yatan, Fellipe Andrew foi suspenso por dois anos pelo uso de clomifeno, sendo destituído do título do Pan-Americano de Jiu-Jitsu 2024.
Para conferir mais notícias sobre Yatan Bueno, clique aqui