Duelo de Boxe entre Francis Ngannou e Tyson Fury é confirmado e regras são definidas; saiba mais
Aguardado confronto entre Francis Ngannou e Tyson Fury acontecerá no dia 28 de outubro, na Arábia Saudita; confira os detalhes
Duelo de Boxe entre Francis Ngannou e Tyson Fury foi confirmado e acontecerá em outubro, na Arábia Saudita (Foto: Reprodução)
Depois de meses de especulação, a tão aguardada luta de Boxe entre Francis Ngannou e Tyson Fury vai acontecer. Segundo informações iniciais da ESPN americana nesta terça-feira (11), o combate entre o ex-campeão do UFC e o campeão mundial peso-pesado da nobre arte vai acontecer no dia 28 de outubro, em Riad, na Arábia Saudita. Ao contrário do que chegou a ser cogitado, o confronto será realizado nas regras profissionais do Boxe, não se tratando de uma luta de exibição.
Por meio das suas redes sociais, Francis Ngannou confirmou a realização da luta e escreveu: “Nunca duvide de um homem com esperança e fé”. Por outro lado, Tyson Fury enviou um comunicado à imprensa falando sobre o duelo: “Esse cara pode ter o mais duro no soco do mundo, mas vamos ver como ele reage ao ser atingido pelo grande ‘GK’. Estou ansioso para mostrar que o Rei Cigano é o maior lutador de sua geração. Vai ser uma luta eterna”, disse Fury.
Never doubt a man with hope and faith.#FuryNgannou | 10.28.2023 | #RiyadhSeason pic.twitter.com/44pfCQgGgq
— Francis Ngannou (@francis_ngannou) July 11, 2023
Também nesta terça-feira, o jornalista Ariel Helwani divulgou em suas redes sociais mais detalhes sobre o combate, que segundo informações obtidas por ele, acontecerá “sob as regras oficiais do Boxe profissional, em um duelo de 10 rounds, com três juízes ao lado do ringue adotando o sistema obrigatório de 10 pontos, com o ringue de Boxe regulamentado sob as regras padrão da modalidade”. Além disso, ambos poderão nocautear um ao outro. No entanto, o cinturão do Conselho Mundial de Boxe (WBC), que pertence a Fury, não estará em disputa.
Tyson Fury vs. Francis Ngannou will take place “under the official rules of professional boxing, with 3 judges ringside adopting the 10-point must system. Both fighters however are promising to meet in the middle of the ring, go to war and win by knockout in devastating fashion,”… pic.twitter.com/VJkIiZJvZb
— Ariel Helwani (@arielhelwani) July 11, 2023
Francis Ngannou, há muito tempo, cobiça uma luta de Boxe contra uma das maiores estrelas da divisão peso-pesado da modalidade, e Tyson Fury sempre foi sua escolha preferida de oponente. O camaronês e Fury vêm discutindo sobre uma superluta em potencial há anos, com Ngannou até fazendo uma aparição surpresa no ringue ao lado de Fury em abril do ano passado, após a vitória de Fury sobre Dillian Whyte no Estádio de Wembley. Em janeiro passado, Fury chegou a convocar Ngannou para uma luta de regras especiais em um cage contra Ngannou, com luvas de quatro onças, sob as regras do Boxe.
O desejo de Francis Ngannou em lutar Boxe foi um dos pontos críticos que levaram à sua saída histórica do UFC, enquanto detinha o título dos pesos pesados da organização, já que os dirigentes do UFC não o apoiaram em permitir que ele buscasse melhores pagamentos na nobre arte enquanto estava sob contrato.
Com 36 anos e um cartel de 17 vitórias (12 por nocaute) e três derrotas no MMA, Francis Ngannou foi contratado recentemente pela PFL (Professional Fighters League), onde deve fazer sua estreia apenas em 2024. O camaronês conquistou o cinturão peso-pesado do UFC em março de 2021, com um nocaute brutal sobre Stipe Miocic. Em seguida, defendeu seu título uma vez, superando Ciryl Gane na decisão dos árbitros. 11 das 12 vitórias de Ngannou no Ultimate terminaram pela via rápida, incluindo nocautes sobre Alistair Overeem, Cain Velasquez, Curtis Blaydes (duas vezes) e Junior Cigano.
Dois anos mais novo em relação a Francis Ngannou, Tyson Fury é o número 1 do ranking peso-pesado do Boxe e é o atual campeão dos pesados do Conselho Mundial de Boxe (WBC). Invicto em sua carreira na modalidade, com 33 vitórias e um empate, o britânico possui triunfos sobre nomes como Deontay Wilder (duas vezes), Wladimir Klitschko, Dillian Whyte, Derek Chisora (três vezes), entre outros.