Tem Esquadrão Brasileiro na lista? UFC faz ‘barca’ e dispensa lutadores; confira os nomes
A brasileira Jennifer Maia e mais seis lutadores deixaram de ter contrato com o UFC, segundo a apuração do "UFC Roster Watch"; saiba mais sobre
Jennifer Maia foi uma das lutadoras a ser dispensada pelo UFC em nova "barca" (Foto: Divulgação)
O UFC fez o desligamento de sete lutadores de seu plantel. Segundo a apuração do perfil “UFC Roster Watch” na rede social “X” (antigo Twitter), o nome dos atletas foram retirados do site oficial da organização norte-americana. Entre os lutadores da lista de dispensados, o nome da brasileira Jennifer Maia chamou a atenção dos fãs de MMA. A paranaense, vale lembrar, chegou a disputar o cinturão peso-mosca feminino da organização, sendo derrotada por Valentina Shevchenko, em 2020.
O peso-meio-médio Andre Fialho (16v–8d-1NC) fez luta última luta no UFC em setembro, quando foi nocauteado por Tim Means em combate que foi escolhido como “Luta da Noite” na ocasião, e amargou a quarta derrota seguida na organização, todas elas por nocaute. Ao todo no Ultimate, o português de 29 anos fez sete lutas, perdeu cinco e venceu apenas duas.
O experiente lutador canadense John Makdessi (18v-9d) foi desligado após 13 anos de serviços prestados à organização presidida por Dana White. No Ultimate, foram 20 lutas, com 11 vitórias e nove derrotas. Sua melhor fase na companhia norte-americana foi em 2017, quando acumulou três triunfos em sequência. Aos 38 anos, o peso-leve encerrou sua passagem no UFC 293, em setembro, com revés para Jamie Mullarkey.
O peso-meio-médio A.J. Fletcher (10v-3d) é mais um lutador na barca de dispensas do UFC. Aos 26 anos, o americano chegou ao Ultimate após desempenho de destaque no Contender Series, em 2021. Pela franquia, o atleta realizou quatro lutas, acumulou apenas uma vitória e teve três derrotas, a mais recente delas para Bryan Battle, em setembro.
Outro lutador a deixar a maior organização de MMA do mundo foi o peso-galo JP Buys (9v-6d). Também oriundo do Contender Series, só que este da temporada 2020, o sul-africano de 27 anos foi derrotado em todas as quatro lutas que fez no UFC, sendo nocauteado em três delas. O revés mais recente foi para Marcus McGhee, em agosto.
Tucker Lutz (12v-4d) foi outro lutador que veio da temporada 2020 do Contender Series a deixar o UFC. O peso-pena, de 29 anos, venceu na organização apenas em sua estreia, em 2021. Desde então, o americano acumulou três derrotas seguidas, deixando o plantel do Ultimate.
Já o neozelandês Shane Young deixou o Ultimate após derrota para o brasileiro Gabriel Fly, por finalização no primeiro round no UFC 293, em setembro. O peso-pena, de 30 anos, amargou a quarta derrota seguida na organização. Ao todo no Ultimate, Young fez sete lutas, perdeu cinco e venceu apenas duas, tendo vencido pela última vez em 2019.
Jennifer Maia (21v–10d–1e) completou a barca de dispensas do UFC. Para grande parte da imprensa especializada e dos fãs, a brasileira foi o nome mais surpreendente desta lista. A paranaense chegou ao Ultimate em 2018, como campeã peso-mosca do Invicta FC, e teve seu auge na organização quando disputou o título da categoria contra Valentina Shevchenko, em 2020, sendo superada por pontos. Ao todo na organização, Maia fez 12 lutas, com desempenho regular, tendo seis vitórias e seis derrotas.
Sua última luta foi no último sábado (14), diante da compatriota Viviane Araújo, onde foi derrotada por decisão unânime em uma luta muito parelha, sendo apontada por alguns especialistas como vencedora do duelo. Antes disso, a brasileira vinha de duas vitórias seguidas e deixa UFC aos 35 anos.