Campeão mundial de Jiu-Jitsu em 2024 revela teste positivo no antidoping: ‘Sabia dos riscos’
Yatan Bueno revelou o uso de substância para tratar uma lesão no ombro e deve ser destituído do título Mundial de Jiu-Jitsu
Yatan Bueno revelou que testou positivo em teste feito no Pan-Americano de Jiu-Jitsu 2024 (Foto: AJP Tour)
O atual campeão mundial de Jiu-Jitsu no peso-pesadíssimo, Yatan Bueno, usou suas redes sociais para comunicar que testou positivo em um exame antidoping realizado pela USADA (Agência Antidoping dos EUA) durante o Pan-Americano de Jiu-Jitsu 2024. O lutador da Fratres revelou o uso do medicamento “Deca Durabolin” para o tratamento de uma lesão no ombro na competição em que foi campeão.
Em seu pronunciamento, Yatan revelou uma lesão crônica em seu ombro e que, para evitar o procedimento cirúrgico – que o tiraria do Mundial -, o atleta optou pelo tratamento com Deca Durabolin em uma dose pequena, mas o suficiente para ser flagrado no antidoping.
“Venho me pronunciar diante de uma circunstância que aconteceu comigo. Durante o Pan de Jiu-Jitsu 2024, meu ombro saiu três vezes do lugar. Isso não é uma lesão recente, é algo que carrego desde a faixa-roxa. Eu sempre tentei evitar a cirurgia com fortalecimento e coisas do tipo, mas o Mundial estava próximo”, declarou Yatan Bueno, que seguiu:
“Eu tentei fazer ozonioterapia, fisioterapia, várias coisas, mas dão deram certo. Então, eu falei com a minha médica e optamos por fazer uma aplicação de Deca (Durabolin) em uma dosagem pequena. Eu sabia dos riscos que poderiam acontecer, mas era meu sonho ganhar o Mundial. Eu estava bem preparado, mas aconteceu que eu caí no doping e fui suspenso”, finalizou o faixa-preta.
Vale ressaltar que a USADA, agência responsável pelos testes durante o Pan de Jiu-Jitsu 2024, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso e nem sobre o tempo em que Yatan ficará suspenso. Conforme outras punições, o “gancho” do atleta deve ser retroativo a partir da data do Pan. Com isso, o faixa-preta deve ser destituído dos títulos Pan-Americano e Mundial.
Ver essa foto no Instagram