Com chance da primeira vitória em card no Uruguai, Alex Leko tira lições de estreia no UFC: ‘Fui muito imaturo’
Por Mateus Machado
Com apenas 23 anos, Alex “Leko” da Silva já tem grandes responsabilidades em sua carreira no MMA. Após estrear no Ultimate com derrota para o russo Alexander Yakovlev em abril, o brasileiro terá a chance de buscar a primeira vitória na organização neste sábado (10), quando terá pela frente o mexicano Rodrigo “Kazula” Vargas no card do UFC Montevidéu, que marca a primeira edição da franquia no Uruguai.
Em seu debute, Leko foi chamado de última hora para integrar o card do UFC Rússia. Para o evento no Uruguai, o lutador precisou lidar com outra adversidade, já que, inicialmente, ele enfrentaria Rafael Fiziev, mas a menos de duas semanas para a luta, teve o seu adversário trocado.
Pronto para o seu novo desafio, Alex, que possui um cartel com 22 lutas, sendo 20 vitórias e apenas duas derrotas na carreira, abriu o jogo e, em entrevista à TATAME, falou sobre as lições tiradas de sua derrota na primeira luta pelo UFC, onde acabou sendo finalizado no segundo round.
“A grande lição que tirei dessa derrota é que naquele momento eu fui muito imaturo. Eu acabei cometendo um erro grave na luta e o cara soube aproveitar. Acredito que agora estou mais maduro, mais confiante, com tudo certo para conseguir dar um show no sábado”, disse o catarinense.
Confira a entrevista com Alex Leko:
-Expectativa para buscar a primeira vitória no UFC
Minha preparação começou desde a minha derrota, em abril. Eu não gosto da derrota, então já voltei a treinar logo em seguida, buscando a evolução, acertar os erros que cometi e eu treino muito, independentemente de ter luta ou não. Me sinto muito bem preparado em todos os sentidos para buscar minha primeira vitória no UFC.
-Derrota na estreia pelo UFC
A grande lição que tirei dessa derrota é que naquele momento eu fui muito imaturo. Eu acabei cometendo um erro grave na luta e o cara soube aproveitar. Acredito que agora estou mais maduro, mais confiante, com tudo certo para conseguir dar um show no sábado e sair vitorioso.
-Análise do adversário
Eu vi que ele é canhoto, o que sempre é um jogo diferente para a gente. Um cara que chuta muito, então procurei trabalhar muito isso, além dele ‘boxear’ bastante também, que tem um chão razoável. É um cara que dá para trabalhar legal, que possui algumas brechas que vamos buscar explorar ao longo da luta.
-Estratégia na hora da luta
Eu sempre procuro evoluir em tudo, então eu vou sentir mais na hora da luta, o local que estiver mais favorável e tranquilo para mim, eu vou buscar. Se eu estiver melhor na trocação, vou manter. Se começar a ficar ruim, vou botar para baixo. Como eu falei, eu sou um cara que treina de tudo, então me sinto confortável a lutar em qualquer área. Depende muito do adversário.
-Primeiro card do UFC no Uruguai
A minha expectativa é a melhor, porque além de ser o primeiro evento do UFC no Uruguai, que vai ficar marcado na história, mostra que eles estão olhando cada vez mais para a América do Sul. Me sinto muito motivado, quero dar um show para o público uruguaio e também para os brasileiros que certamente estarão lá. A minha sogra é uruguaia, então me sinto praticamente em casa (risos), o clima é bem parecido com o do Brasil. Estou muito à vontade.
CARD COMPLETO:
UFC Montevidéu
Sábado, 10 de agosto de 2019
Montevidéu, no Uruguai
Card principal
Peso-mosca: Valentina Shevchenko x Liz Carmouche
Peso-meio-médio: Vicente Luque x Mike Perry
Peso-pena: Luiz Eduardo Garagorri x Humberto Bandenay
Peso-meio-pesado: Volkan Oezdemir x Ilir Latifi
Peso-médio: Rodolfo Vieira x Oskar Piechota
Peso-pena: Enrique Barzola x Bobby Mofett
Card preliminar
Peso-pesado: Ciryl Gané x Raphael Bebezão
Peso-meio-médio: Gilbert Durinho x Alexey Kunchenko
Peso-palha: Tecia Torres x Marina Rodriguez
Peso-mosca: Rogério Bontorin x Raulian Paiva
Peso-galo: Geraldo de Freitas x Chris Gutierrez
Peso-leve: Rodrigo Kazula x Alex Leko
Peso-mosca: Veronica Macedo x Polyana Viana