Com jogo dinâmico e finalizador, Ribamar mira ouro duplo no Europeu: ‘Meu Jiu-Jitsu evolui a cada torneio’
Manuel Ribamar está animado para o Campeonato Europeu da IBJJF, que rola em Odivelas, Portugal. Depois de boa campanha no “King of Mats”, em Abu Dhabi (EAU), onde encantou o público com um Jiu-Jitsu plástico, recheado de armadilhas na guarda lapela, o faixa-preta da Unity e Rodrigo Pinheiro tem em mente dois objetivos: vencer o Europeu no peso-médio e no absoluto, divisão aberta para todos os pesos, de galo a pesadíssimo.
“Sinto que meu Jiu-Jitsu evolui a cada competição e quero cada vez mais lutar e lutar, vou conquistar meu objetivos e isso vai ser resultado do meu treino duro. Minha parte mental e minha fé estão caminhando lado a lado e isso tem gerado bons resultados”, refletiu Ribamar, antes de destrinchar a raspagem da guarda lapela que resultou num armlock justíssimo em cima de Diego Ramalho (Zé Radiola) durante as classificatórias no KOM.
“Esse movimento saindo no braço, eu sempre fiz bem saindo da guarda-aranha ou do balãozinho. Como eu estava tentando atacar as costas, vi que o braço dele estava sobrando e foi aí que decidi atacar. Surpreendi até a mim mesmo (risos)”, contou Ribamar.
Com apenas 25 anos, Ribamar sente que está cada vez mais próximo de suas grandes conquistas como, por exemplo, o Mundial da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation.
“Faltou só acertar a estratégia na semi do KOM, mas já estou trabalhando nisso. Eu estou motivado para qualquer competição, seja ela qual for. Deus tem me dado a força de um selvagem assim como fazia com o rei Davi (risos). Eu durmo e acordo para ser campeão”.