Como seria uma luta entre Arona e Gordon? Royler Gracie responde e cita ‘diferenças’
Royler Gracie afirmou que, em um combate entre Ricardo Arona e Gordon Ryan, venceria aquele que lutasse em sua época; entenda
Royler Gracie afirmou que, em um combate entre Ricardo Arona e Gordon Ryan, venceria aquele que lutasse em sua época (Foto: Reprodução)
O faixa-coral de Jiu-Jitsu e membro da lendária família Gracie, Royler Gracie, participou recentemente do podcast “Connect Cast”, onde falou sobre a comparação entre o ex-lutador de MMA, Ricardo Arona, e a atual estrela do grappling, Gordon Ryan, projetando como seria um combate entre os dois atletas. O membro do “Hall da Fama” e tricampeão do ADCC declarou que não existe comparação entre lutadores de épocas diferentes e em um eventual confronto entre eles, venceria aquele que lutasse em sua época.
“Se o Gordon voltar para época do Arona, ele seria amassado, mas se o Arona viesse para agora, seria a mesma coisa. Mudou tudo, é outra fase. Não existe essa comparação. O corredor de 100 metros continua correndo a mesma distância há 30, 50 anos. Mas o tênis, a roupa, tudo mudou. A tecnologia facilitou muito. Se colocar o cara de hoje correndo naquela época, com aquele material, ele vai passar um ‘perrengue”, declarou Royler Gracie.
Ricardo Arona tem 45 anos de idade e fez 19 lutas em sua carreira no MMA, onde venceu 14 delas e foi derrotado cinco vezes. O brasileiro foi finalista do GP do PRIDE, em 2005, sendo superado por Wanderlei Silva. O carioca contabilizou vitórias notáveis contra Alistair Overeem, Dan Henderson, Kazushi Sakuraba, além do próprio Wanderlei Silva. Ricardo também foi campeão do ADCC em três oportunidades: em 2000, venceu a categoria até 99kg, e em 2001 repetiu o título, além de vencer também na categoria absoluto.
Afastado das competições por tempo indeterminado por problemas de saúde, Gordon Ryan tem 28 anos de idade e é considerado a maior estrela do grappling na atualidade, onde está sem perder uma luta na modalidade desde maio de 2018. O americano competiu pela última vez em outubro do ano passado e finalizou Patrick Gaudio no “Who’s Number One 20”. Gordon faria mais duas lutas em 2023, mas por conta de uma fratura na costela, foi forçado a deixar os combates contra Lucas Hulk, pelo WNO, e Mason Fowler, no UFC Invitational 4.