Coordenador da equipe Família Marola no Algarve, Giovanni Capela projeta Europeu da ISBJJA em Portugal
Marcado para o fim de outubro, em Coimbra (POR), Europeu de Jiu-Jitsu da ISBJJA terá a Família Marola presente
Equipe Família Marola vem se destacando com bons resultados em Portugal (Foto divulgação)
Faixa-preta 3º grau, o brasileiro Giovanni Capela ocupa um importante papel à frente da equipe Família Marola em Portugal. Vivendo há nove anos no país, Giovanni, atualmente, é o coordenador das três escolas no Algarve e também lidera a sua própria filial, no Faro.
Natural do Rio de Janeiro, o faixa-preta de Jiu-Jitsu foi formado na Alliance Humaitá, chegou a ter sua equipe em Vila Isabel, mas ao pisar em Portugal pela primeira vez, em 2014, decidiu mudar de vida e país.
“Na época eu vim para Portugal visitar um primo, tinha o meu time no Rio, mas ao chegar aqui me apaixonei e estou até hoje. Sou coordenador geral das filiais da Família Marola no Algarve, onde temos três escolas: a minha, que foi a primeira, no Faro, além de Olhão e Ferreiras, todas vinculadas ao André Marola, nosso líder e meu professor”, disse Giovanni, que continuou:
“Tive a sorte que, quando cheguei aqui, especificamente no Faro, não existia Jiu-Jitsu na cidade, então eu fui o primeiro a conseguir implementar o esporte e estou colhendo bons frutos até hoje graças a esse trabalho. Ano passado a minha equipe foi considerada a melhor do Algarve, mas ainda vamos crescer mais. (…) Acredito que 2023 tem sido o melhor ano de todos para o Jiu-Jitsu em Portugal e isso é normal, pois a cada ano que passa mais equipes e professores vêm pra cá, colaborando nesse processo”.
Em busca de competições para treinar seus alunos e colocá-los à prova, Giovanni Capela projetou o Europeu de Jiu-Jitsu da ISBJJA, marcado para os dias 21 e 22 de outubro, em Coimbra (POR), que tem inscrições abertas (saiba mais) e vem gerando grande expectativa antes da sua primeira edição.
“Eu tive o prazer de disputar o Circuito Mineirinho no Rio algumas vezes, nas faixas-roxa e marrom, e na época já eram campeonatos bem estruturados e organizados pela CBJJD (parceira da ISBJJA). Essa chegada deles só tem a agregar no Jiu-Jitsu em Portugal e podem ter certeza que a Família Marola estará presente no evento em busca de títulos”, encerrou.