Novo coronavírus afeta o Jiu-Jitsu e UAEJJF anuncia o adiamento do Abu Dhabi World Pro 2020; confira
Medo de infecções e proibição de viagens. Torneios cancelados e academias fechadas. Em pouco tempo, o novo coronavírus teve um impacto global e que também afeta diretamente a comunidade internacional do Jiu-Jitsu. Até o momento, o vírus já causou a morte de quase 3 mil pessoas na China e centenas em outras partes do mundo, de acordo com dados oficiais do governo chinês. Fora da China, o vírus segue se espalhando no Irã, Itália, Estados Unidos, entre diversos países, e na última quinta-feira (5) teve seus primeiros casos confirmados no Brasil.
Inicialmente marcado para acontecer entre os dias 11 e 17 de abril, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, o World Pro 2020 foi o primeiro grande evento de Jiu-Jitsu afetado. Nesta semana, a UAEJJF – responsável pelo torneio – anunciou o adiamento da competição através de um comunicado.
“Em vista da situação em desenvolvimento, a Federação de Jiu-Jitsu dos EAU adiará suas atividades da atual temporada até novo aviso, como maneira preventiva para reduzir a disseminação do coronavírus”.
O World Pro, vale citar, atrai competidores de mais de 100 países e inclui disputas de Parajiu-Jitsu, juniores, masters e adultos, sendo um dos principais eventos de arte suave. Parceira da UAEJJF, a AJP também anunciou mudanças para o Grand Slam de Londres, que acontece neste fim de semana (7 e 8), na Inglaterra.
A competição, que encerra a temporada 2019/2020 da AJP Tour, vai acontecer pela primeira vez com portões fechados, sem a presença dos fãs. As disputas seguirão conforme o programado na Cooper Box Arena, mas cada atleta poderá levar apenas um acompanhante (treinador ou amigo) para o ginásio.
No Brasil, segundo informações do “O Globo”, há 636 casos suspeitos distribuídos por 22 estados. São Paulo, com seis casos confirmados, é também o estado com mais suspeitos: 182. Depois vem Rio Grande do Sul (104), Minas Gerais (80), Rio de Janeiro (79) e Santa Catarina (54). Outras 378 suspeitas já foram descartadas.