Dedé aconselha Aldo a encerrar carreira e teme por saúde: ‘O que adiantou o cara ter esse dinheiro todo?’

Dedé aconselha Aldo a encerrar carreira e teme por saúde: ‘O que adiantou o cara ter esse dinheiro todo?’

Dedé comentou sobre o futuro de Aldo dentro do esporte (Foto Serginho Bittencourt)

Aos 36 anos e dono de um legado imensurável dentro do MMA, ainda há motivação para José Aldo ser campeão do UFC? Essa e outras perguntas os fãs e especialistas estão fazendo a respeito do “Campeão do Povo” após a derrota para Merab Dvalishvili, no último mês de agosto, pelo UFC 278. Dedé Pederneiras, técnico do ex-campeão peso-pena do Ultimate, foi claro ao falar que gostaria que o manauara encerrasse a carreira.

Segundo o treinador, em entrevista ao Combate.com, Aldo já conquistou tudo dentro esporte e não tem mais o que provar. Além disso, Dedé citou questões de saúde como, por exemplo, o corte de peso.

“Eu já tinha mandado ele se aposentar há muito tempo. Já tinha falado desde a luta do Frankie Edgar (em 2016) que não quiseram botar a luta pelo título com Conor (numa revanche). Falei: “se aposenta, larga essa p***, não precisa mais disso”. Já não precisava desde aquela luta, hoje muito menos. Falaria para ele parar. Acho que o Aldo já conquistou muita coisa e não vai ser uma última luta como essa que vai tirar o legado que ele tem dentro do esporte”, explicou Dedé, que seguiu:

“O meu maior medo com um atleta quando chega numa fase assim de estar no final é uma lesão que pode ferrar o cara para o resto da vida. […] E aí uma situação dessa do Aldo é que chegou nesse ponto, um cara de sucesso, que financeiramente não precisa mais estar onde está, e quer viver, vai ter o segundo filho agora. É difícil você botar o cara para sair na porrada todo dia de novo. É que ninguém tem ideia do que é tirar 10kg, 12kg, você chega num extremo de desgaste muito grande. Você bota um cara desse e acontece uma coisa, Deus me livre e guarde, o que adiantou o cara ter esse dinheiro todo?”, comentou.

Apesar disso, o técnico comentou que Aldo ainda tem uma luta no contrato com o UFC e que, na sua visão, ainda pode brigar pelo título dos galos, dependendo do que acontecer no futuro. Caso queira ficar livre para lutar Boxe ou outra modalidade no futuro, o ex-campeão precisa subir ao octógono pelo menos mais uma vez.

A despedida do “Campeão do Povo” do Ultimate pode acontecer no UFC Rio em janeiro de 2023. Dedé revelou que ainda não há uma negociação e nem adversário em mente, mas já houve uma consulta da organização para saber como “está a cabeça” do brasileiro.

“Conversa, conversa, não. Mas a gente sempre conversa. Na semana passada, falando de outra coisa, eles falaram: “e aí, o que está passando na cabeça do Aldo?”. Falei: “nem sei, nem conversei sobre isso com ele”. “Então quando souber vamos sentar e conversar”. Saiu na mídia lá fora que o Aldo falou naquele momento (após a luta, que queria se aposentar), então os caras querem saber o que vai acontecer”, encerrou.

José Aldo vem realizando treinos diários de Boxe na Marinha do Brasil (Foto: Reprodução/YouTube)

Ex-campeão dos penas, Aldo vem se destacando nos galos (Foto: Reprodução/YouTube)

Para conferir mais notícias sobre José Aldo, clique aqui