Demian Maia defende ‘mudanças radicais’ na pontuação do MMA e critica árbitros: ‘Fazem o que querem’

Ex-lutador do UFC, Demian Maia é a favor que os juízes laterais tenham seus nomes e imagens divulgadas durante a luta, para que sejam questionados em resultados polêmicos

Demian Maia defende ‘mudanças radicais’ na pontuação do MMA e critica árbitros: ‘Fazem o que querem’

Demian Maia fez críticas ao atual modelo de pontuação dos árbitros no MMA (Foto: Reprodução)

Ex-lutador do Ultimate e atual comentarista do UFC Fight Pass no Brasil, Demian Maia, em recente participação no podcast “MMA com Oswaldo”, não poupou críticas contra o atual método de pontuação e julgamento por parte dos árbitros e das comissões no MMA. Para o faixa-preta de Jiu-Jitsu, a pontuação de cada round deveria ser mostrada simultaneamente, pois, segundo ele, isso faria com que as lutas ganhassem mais emoção.

Demian Maia considera que a iniciativa faria com que um lutador em desvantagem, se soubesse que estava perdendo o combate, ficaria motivado a buscar a virada. Além disso, o brasileiro é a favor dos juízes laterais terem suas imagens mostradas no telão com a pontuação dada em cada round. Segundo ele, atualmente, existem árbitros que “fazem o que querem”.

“Uma coisa que deveria mudar é que o MMA imita muito o Boxe, inclusive nos defeitos. Qual outro esporte que você não sabe quem está ganhando? Eu só lembro do Boxe. Jiu-Jitsu você sabe, Judô você sabe, Basquete também, por exemplo. Os juízes laterais, eles têm que aparecer. Porque eles não pagam o preço, e como você não tem a pele em jogo, você faz o que quiser. Nunca ninguém viu quem são os juízes. Teria que mostrar no telão a cara do juiz e a pontuação que ele deu, e tomar a vaia na hora se ele tiver feito alguma cagada, porque, às vezes, tem umas gigantes, né?”, declarou Demian.

Com uma trajetória vitoriosa, Demian Maia está aposentado do MMA profissional desde 2021, quando perdeu para Belal Muhammad. O brasileiro tem 39 lutas em seu cartel, com 28 vitórias e 11 derrotas. O faixa-preta de Jiu-Jitsu lutou duas vezes pelo cinturão do Ultimate. Em 2010, foi vencido por Anderson Silva em disputa de título no peso-médio (até 84kg), e em 2017, foi derrotado por Tyron Woodley pelos meio-médios (até 77kg).

Demian Maia, lenda do MMA, é um dos comentaristas do UFC Fight Pass no Brasil (Foto: Divulgação/UFC)

Demian Maia, lenda do MMA, é um dos comentaristas do UFC Fight Pass no Brasil (Foto: Divulgação/UFC)

Saiba mais sobre Demian Maia, aqui