Medalhista olímpico, Esquiva Falcão ‘detona’ atuação de Poatan contra Adesanya e dispara: ‘Ele é muito ruim’
Desempenho de Alex Poatan em derrota contra Adesanya é criticado por Esquiva Falcão, que faz análise do confronto; veja
Nocaute sofrido por Alex Poatan está entre algumas das indicações no "Oscar do MMA" (Foto: Carmen Mandato/AFP)
O aguardado duelo entre Alex Poatan e Israel Adesanya, no último sábado (8), na luta principal do UFC 287, em Miami (EUA), movimentou o mundo das artes marciais. O quarto triunfo entre os rivais terminou com vitória do nigeriano por nocaute no segundo round, e com o resultado, além de ter vencido o brasileiro pela primeira vez em sua carreira, o “Stylebender” reconquistou o cinturão peso-médio do Ultimate.
Diversos fãs e especialistas acompanharam o confronto e opinaram sobre o resultado da luta, além do desempenho de Alex Poatan. Um deles foi Esquiva Falcão, medalhista olímpico no Boxe e invicto em seu cartel profissional na modalidade, com 30 vitórias, sendo 20 delas por nocaute. Em live realizada em sua conta oficial no Instagram, o brasileiro fez uma análise sobre o que achou do duelo e deu sua opinião sobre a atuação do compatriota, fazendo críticas à parte técnica do paulista.
“Confesso que não vi a luta (inteira), só um pedaço. O primeiro round foi bem morno, bem chata a luta, com o Poatan sempre batendo com o chute baixo. Eu gravei um vídeo para o YouTube (antes da luta) e falei que ele iria perder, e fui criticado por isso. Só que olhando pelo lado de um especialista no Boxe, o Adesanya tem muito mais jogo de cintura em relação ao Alex, é muito mais ‘ligado’. O Poatan é duro, tem um cruzado perigoso, mas é só isso. Se ele não encaixar o cruzado, ele não consegue lutar bem.
O Poatan luta muito com o queixo lá em cima e demora muito a golpear os caras, não faz combinações. Na minha opinião, ele lutou muito mal. O Adesanya já era para ter vencido a outra luta (no UFC 281), o Poatan deu muita sorte. Acho que o Adesanya não perde nunca mais para o Poatan.
Eu vou ser bastante sincero com vocês, o Poatan é muito ruim. O cara não sabe um Jiu-Jitsu, não sabe uma defesa (de quedas), o cara só sabe chutar e tem aquele cruzado dele, só isso. Acho ele um guerreiro, porque ele confia naquela mão dele, aguenta apanhar, mas na luvinha, não tem para ninguém. Ele precisa melhorar muito a parte de Boxe, o Jiu-Jitsu também. Ele tem a mão dura, se aprender uma combinação, encaixar golpes, vai derrubar muita gente”, opinou Esquiva Falcão.
A vitória de Israel Adesanya no último sábado foi a de número 24 na carreira do nigeriano nas artes marciais mistas. ”Izzy”, atualmente com 33 anos de idade, tem 26 lutas em seu cartel profissional, com apenas duas derrotas. Alex Poatan, aos 35 anos, registra agora nove aparições no MMA, com sete triunfos e dois reveses.