Esquiva Falcão sofre golpes baixos durante a luta e perde disputa de título mundial no Boxe; veja como foi
Esquiva Falcão foi derrotado e perdeu a chance de ser campeão mundial (Foto: Divulgação)
Na tarde deste sábado (1), em Wuppertal, na Alemanha, Esquiva Falcão representou o Brasil na disputa do título mundial dos médios da IBF (Federação Internacional de Boxe). O brasileiro, no entanto, foi derrotado pelo atleta da casa, o alemão Vincenzo Gualtieri, por decisão unânime (116-110,117-109 e 116-110).
Durante a luta, Gualtieri acertou dois golpes baixos e ilegais em Esquiva Falcão. O árbitro da luta, erradamente, ainda chegou a abrir contagem para decretar uma vitória por nocaute técnico. Em um dos ataques, o juiz até reconheceu o erro e deixou o capixaba se recuperar.
No confronto, Esquiva começou melhor no embate e foi andando para cima. O brasileiro chegou a conectar os melhores golpes, mas o jogou começou a mudar no segundo round. Gualtieri conquistou um knockdown – esse com um golpe limpo – e tirou a confiança do medalhista olímpico.
A partir do segundo assalto, o alemão – impulsionado pelo apoio da torcida – foi controlando e ditando o ritmo da luta. Apesar de não andar tanto para frente, Gualtieri tinha ótimas movimentações e tocava o brasileiro com frequência. Sem conseguir se impor, Esquiva Falcão foi se frustrando e os golpes ilegais sofridos – no sétimo e décimo assalto – minaram ainda mais as perspectivas do capixaba.
Além de não conquistar o cinturão dos médios da IBF, Esquiva Falcão também perdeu a invencibilidade no Boxe profissional. O brasileiro, aos 33 anos, foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2012. Em menos de um ano, o lutador é o terceiro brasileiro – Robson Conceição e Yamaguchi Falcão – a perder uma disputa de título mundial no Boxe.
RAPAZ! 🍳
Pegou com VONTADE! 😖😣
Você curte as emoções do Boxe: Esquiva Falcão x Vincenzo Gualtieri ao vivo na minha tela! 🥊🔥#BoxeNoCombate #EsquivaFalcao #Boxe pic.twitter.com/L5fHG57blM
— Combate (@combate) July 1, 2023