Ex-UFC quase morre engasgado antes de luta, mas é salvo por presidente de evento; entenda o caso
Joey Beltran, ex-lutador do UFC, quase morreu engasgado em café da manhã, mas acabou sendo salvo por presidente do BKFC; confira
Ex-lutador do UFC, Joey Beltran quase morreu engasgado antes de luta no BKFC (Foto: Divulgação/UFC)
Ex-lutador do UFC e ex-campeão peso-pesado do BKFC (Bare Knuckle Fighting Championship), Joey Beltran estava a poucos dias de fazer sua luta contra Frank Tate, na última quinta-feira (21), mas um acontecimento quase impediu sua participação no evento, que é conhecido por promover lutas de Boxe sem luvas.
O experiente lutador quase morreu engasgado durante um café da manhã. De acordo com o ex-UFC, ele estava comendo, quando um dos seus treinadores lhe mostrou um vídeo engraçado em seu celular, o que o fez começar a rir. Com isso, um pedaço de comida ficou preso em sua garganta.
“Comecei a engasgar. Eu simplesmente não podia e nem conseguia tossir a comida. Levantei da cadeira onde eu estava e comecei a entrar em pânico”, relatou Beltran em entrevista ao site “TMZ Sports”.
No entanto, o lutador foi salvo por uma figura inesperada. Presidente do BKFC, David Feldman estava tomando café da manhã no mesmo restaurante quando a pessoa sentada ao lado dele foi alertada da angústia sofrida pelo ex-lutador do UFC.
“Na verdade, estávamos sentados lá, eu estava conversando com um dos meus representantes, até que ele apontou e disse: ‘Sua luta principal está engasgando’, e eu fiquei tipo, ‘Do que você está falando?. Até que eu me virei e fiquei tipo, puta m***. Ele (Joey Beltran) estava engasgado. Ele estava tentando tossir, mas não estava fazendo nenhum barulho e estava realmente começando a mudar de cor”, contou o presidente do BKFC em entrevista ao site MMA Fighting.
David Feldman, que aprendeu a manobra de Heimlich quando tinha apenas 12 anos, depois de ver seu pai salvar a vida de alguém em uma situação semelhante, saltou de sua mesa e correu para ajudar Joey Beltran. Na manobra de Heimlich, vale ressaltar, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada, que faz com que o objeto seja expulso das vias aéreas. Isso porque, o engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto, que toma um “caminho errado”, durante a deglutição.
“Eu pulei de onde eu estava e fiz nele a manobra de Heimlich três vezes. Ele cuspiu a comida e estava bem. Foi louco”, concluiu o presidente do BKFC.
Com 40 anos de idade, Joey Beltran possui um cartel de 18 vitórias e 15 derrotas no MMA profissional. O experiente lutador teve passagem pelo UFC entre os anos de 2010 e 2013, além de também já ter passado pelo Bellator. Depois do engasgo, o atleta seguiu normalmente para sua luta no BKFC, que aconteceu na última quinta-feira (21), mas acabou sendo derrotado por Frank Tate ainda no primeiro round, por nocaute.