Jiri Prochazka sofre grave lesão, deixa cinturão vago e duelo contra Glover no UFC 282 é cancelado

Com séria lesão no ombro, Jiri Prochazka deverá cerca de um ano afastado do octógono; Glover Teixeira também está fora do card do UFC 282

Jiri Prochazka sofre grave lesão, deixa cinturão vago e duelo contra Glover no UFC 282 é cancelado

Jiri Prochazka sofreu grave lesão e disputa de cinturão contra Glover Teixeira no UFC 282 foi cancelada (Foto: Reprodução/UFC)

* O UFC precisou lidar com uma grande “dor de cabeça” nesta quarta-feira (23). A revanche entre Jiri Prochazka e Glover Teixeira pelo cinturão meio-pesado, que aconteceria no dia 10 de dezembro, em Las Vegas (EUA), na luta principal do UFC 282, foi cancelada após o campeão sofrer uma lesão séria no ombro durante um treinamento. A informação foi confirmada inicialmente pelo site “Yahoo Sports”.

Ainda de acordo com a publicação, por conta da grave lesão, Jiri Prochazka deve ficar afastado do octógono por cerca de um ano. Diante disso, por respeito aos rivais e para não deixar a categoria “parada”, o tcheco optou por abrir mão do seu cinturão. Por outro lado, Glover Teixeira foi retirado do card do UFC 282 por ter recusado enfrentar outro adversário no evento.

“Esta é a pior lesão no ombro que os médicos já viram na história do UFC. Está muito ruim. Seu ombro está muito, muito ruim. Ele (Jiri Prochakza) vai ter que fazer uma cirurgia séria, que exigirá uma reabilitação extensa”, disse Dana White, presidente do UFC.

Diante de todos os acontecimentos, o Ultimate agiu de forma rápida e, com o cinturão meio-pesado oficialmente vago, os atletas Magomed Ankalaev e Jan Blachowicz vão disputar o título da divisão, sendo promovidos ao main event do UFC 282, que segue mantido para o dia 10 de dezembro, na T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA). A organização, por meio do seu site oficial, emitiu um comunicado a respeito das mudanças de última hora realizadas no evento.

“O campeão peso meio-pesado do UFC Jiri Prochazka sofreu uma lesão no ombro, que irá requerer um período significativo de reabilitação. Em respeito aos demais atletas e à divisão, Prochazka optou por vagar seu título e irá competir pelo cinturão assim que for liberado clinicamente. Como resultado, a nova luta principal do UFC 282 terá o ex-campeão e atual 2º colocado no ranking Jan Blachowicz enfrentando o 3º no ranking, Magomed Ankalaev, pelo título vago dos meio-pesados do UFC.

Devido à mudança na luta principal, reembolsos estarão disponíveis no ponto de venda. O UFC 282: Blachowicz x Ankalaev acontece no sábado, 10 de dezembro na T-Mobile Arena, em Las Vegas”. 

Atualmente com 30 anos de idade, Jiri Prochazka (29-3-1) faria sua primeira defesa de cinturão nos meio-pesados. A conquista do título aconteceu justamente em duelo contra Glover Teixeira, em junho deste ano, na luta principal do UFC 275, quando superou o brasileiro por finalização (mata-leão) no quinto e último round, faltando 28 segundos para o fim do combate. Antes disso, Prochazka já vinha de triunfos sobre Dominick Reyes e Volkan Oezdemir no Ultimate.

Para conferir mais notícias sobre Jiri Prochazka e Glover Teixeira, clique aqui
  • Texto por Pedro Palma