Após Jon Jones sugerir duelo contra Poatan pelo título ‘BMF’, brasileiro se pronuncia; confira
Jon Jones e Alex Poatan acenaram de forma positiva para um possível duelo entre eles valendo o cinturão "BMF" do UFC; veja
Jon Jones e Alex Poatan acenaram de forma positiva para um possível duelo entre eles valendo o cinturão "BMF" do UFC (Foto: Reprodução/Instagram)
Para quem considerava improvável um duelo entre Jon Jones e Alex Poatan no UFC, o cenário pode mudar bastante nos próximos meses. Prestes a defender seu cinturão peso-pesado contra Stipe Miocic neste sábado (16), na luta principal do UFC 309, Jones colocou “lenha” no assunto e afirmou que estaria disposto até mesmo a abrir mão do cinturão linear dos 120kg para tornar real a possibilidade de lutar contra o brasileiro.
Sempre deixando claro que, nos dias atuais, visa duelos que consolidem seu legado no MMA, Jon Jones sinalizou que o confronto diante de Poatan poderia acontecer com uma condição. Em entrevista ao “SportsNet”, o americano afirmou que abriria mão do cinturão dos pesados para enfrentar Alex pelo cinturão “BMF” (lutador mais casca-grossa).
“Seria legal lutar pelo título dos pesados, mas eu também abriria mão, sem problemas, do cinturão. Eu abandonei o título dos meio-pesados. Eu adoraria abandonar esse também, por cima, nos meus próprios termos, com a cabeça boa e fazendo muito dinheiro. Eu amo a posição na qual estou agora. Enfrentar Poatan pelo cinturão ‘BMF’ seria legal. Nós dois temos cinturões em duas categorias e nos enfrentaríamos pelo terceiro cinturão. Quão legal isso seria?”, projetou “Bones”.
Ao tomar conhecimento da declaração de Jon Jones, Alex Poatan não demorou a se posicionar. Por meio de um “story” divulgado em sua conta oficial no Instagram, o atual campeão meio-pesado do UFC acenou de forma positiva para um possível duelo contra Jones valendo o título “BMF” e, para ilustrar isso, colocou uma foto de Dana White segurando o cinturão.
“Chama, meu irmão! Vamos fazê-los esperar”, escreveu Poatan, provavelmente se referindo a Magomed Ankalaev, que deseja enfrentá-lo pelo cinturão meio-pesado, e Tom Aspinall, que é campeão interino peso-pesado e, há tempos, pede por uma luta contra Jon Jones.
Vale ressaltar que, nos dias atuais, o título “BMF” está em posse de Max Holloway, ex-campeão peso-pena do Ultimate, que conquistou o cinturão após um nocaute espetacular sobre Justin Gaethje no UFC 300, em abril. Para atender a sugestão de Jon Jones e Alex Poatan, o Ultimate teria que desenvolver um segundo cinturão “BMF” ou, então, destituir Holloway do título.
Atualmente com 37 anos, Jon Jones contabiliza 27 vitórias, uma derrota e uma luta sem resultado em sua trajetória no MMA. O americano, que chegou a ficar mais de três anos sem lutar, fez o seu retorno ao UFC em março de 2023, quando derrotou Ciryl Gane por finalização ainda no primeiro round e conquistou o cinturão peso-pesado da organização.
Vivendo a melhor fase da carreira, Alex Poatan, também com 37 anos, vem embalado por três defesas de cinturão bem sucedidas nos meio-pesados. Antes de ter nocauteado Khalil Rountree no UFC 307, realizado em outubro, o brasileiro já havia derrotado, também por nocaute, Jiri Prochazka no UFC 303, em junho, e Jamahal Hill no UFC 300, em abril. Vale lembrar que o paulista conquistou o título da divisão até 93kg em novembro do ano passado, quando nocauteou Prochazka na luta principal do UFC 295.