Com USADA fora do UFC, Jon Jones quer ‘recuperar’ vitória sobre ‘DC’: ‘Nunca trapaceei’
Após o anúncio do rompimento da parceria entre a USADA (Agência Antidoping dos EUA) o UFC a partir de 2024, "Bones" se manifestou no Twitter
Cormier e Jon Jones se enfrentaram em 2017 e o resultado é de "No Contest" (Foto: UFC)
* O atual campeão peso-pesado do UFC, Jon Jones, por meio das redes sociais, pediu a mudança do resultado de sua luta contra Daniel Cormier, em julho de 2017. Após o anúncio do rompimento da parceria entre a USADA (Agência Antidoping dos EUA) e o UFC a partir de 2024, “Bones” publicou em sua conta na plataforma “X”, o antigo Twitter.
“Eu sobrevivi à USADA. Ainda estou aqui, ainda invicto. Essa besteira de ‘No Contest’ com Daniel Cormier precisa ser retirada do meu cartel. Nunca trapaceei neste esporte e vou manter isso até o dia em que morrer. GOAT (maior de todos os tempos)”, postou “Bones”.
Jon Jones se refere a luta contra Daniel Cormier no UFC 214, onde o americano nocauteou o compatriota no terceiro round. No entanto, pouco tempo depois, o resultado foi declarado “No Contest” (sem resultado) devido a um exame antidoping que foi feito no campeão após a luta.
Em outras duas oportunidades, “Bones” testou positivo em exames da USADA. Antes do histórico UFC 200, quando saiu da luta contra “DC” na semana do evento, e próximo ao combate contra Alexander Gustafsson, pela edição 232, em 2018. Neste último caso, Jon Jones foi “absolvido” por ter sido flagrado apenas com resquícios de substâncias impróprias no organismo.
Impasse entre UFC e USADA
O pedido de Jon Jones, para recuperar a vitória, surgiu após a USADA anunciar o rompimento de sua parceria com o UFC. A agência é responsável pelo controle de substâncias proibidas dentro da organização desde 2015 e o pivô da crise pode ter sido causado pela situação de Connor McGregor e seu retorno ao grupo de testes, após ficar dois anos ausente. O impasse entre o órgão regulador e a organização não foi resolvido e o contrato não será renovado para 2024.
Segundo comunicado da própria USADA, a entidade seguirá “outro caminho” a partir do dia 1º de janeiro de 2024, data em que se encerra o atual contrato.
- Por Matias Gomes
Para mais notícias sobre Jon Jones, clique aqui