Após quase 20 anos de carreira, José Aldo deixa UFC e se aposenta do MMA; confira os detalhes
José Aldo marcou seu nome como um dos maiores da história do UFC (Foto: Reprodução/YouTube)
Um dos maiores nomes da história do UFC, José Aldo está se aposentando do MMA. Segundo informações do Canal Combate, o brasileiro, de 36 anos, solicitou ao Ultimate que encerrasse o seu contrato, mesmo ainda tendo uma luta para fazer. A organização americana, liderada por Dana White, aceitou o pedido do manauara e o liberou. O “Campeão do povo”, inclusive, não deve aparecer na atualização do ranking dos galos nesta semana.
Apesar da aposentadoria do MMA, os fãs ainda podem assistir José Aldo em ação. O brasileiro, assim como os compatriotas Anderson Silva e Vitor Belfort, por exemplo, deve se testar no Boxe. A nobre arte sempre foi uma paixão do ex-campeão do UFC. Nos últimos anos, o lutador vem treinando no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, junto com atletas de Boxe Olímpico.
Com quase 20 anos de carreira no MMA, Aldo acumulou um cartel de 31 vitórias e oito derrotas. Entre os feitos, o brasileiro conquistou o cinturão peso-pena do WEC, empresa que veio a ser incorporada pela UFC. No Ultimate, o manauara manteve o posto de campeão por um longo tempo e com vitórias que marcaram o público brasileiro. Após perder o título para Conor McGregor em 2015, recuperou o cinturão no ano seguinte, em 2016, diante de Frankie Edgar.
José Aldo se reinventou dentro da organização americana e em suas últimas lutas atuou como peso-galo. Na divisão até 61kg, chegou a disputar o cinturão, mas foi derrotado por Petr Yan. Ele se manteve entre os principais nomes da categoria e na última apresentação, em agosto passado, foi superado por Merab Dvalishvili.
Na última semana, Dedé Pederneiras, também ao Canal Combate, revelou que Aldo tinha ainda mais uma luta em seu atual contrato com o UFC e que existia a possibilidade de a despedida ser no card do Ultimate no Rio, em janeiro de 2023. Mas o próprio treinador afirmou que aconselharia o ex-campeão a se aposentar do MMA neste momento.