Luiz Fux exalta GM Osvaldo Alves durante seminário no BOPE: ‘Um dos maiores do Jiu-Jitsu’

Faixa-coral de ministro do STF, Fux falou sobre o amigo Osvaldo Alves; confira

Luiz Fux exalta GM Osvaldo Alves durante seminário no BOPE: ‘Um dos maiores do Jiu-Jitsu’

Luiz Fux liderou seminário no BOPE e exaltou memória do GM Osvaldo Alves (Foto 2T Conteúdo)

Conhecido como uma verdadeira lenda do Jiu-Jitsu, o GM Osvaldo Alves faleceu em julho de 2022, devido a complicações de um câncer de próstata, porém o seu legado segue vivo com vários alunos e amigos, entre eles Luiz Fux, faixa-coral e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

No último dia 13 de dezembro, Fux liderou um seminário de defesa pessoal no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), no Rio de Janeiro, em aulão que também contou com alunos do projeto social Maré Top Team.

Encontrou reuniu policiais e jovens de projeto social (Foto 2T Conteúdo)

Encontrou reuniu policiais e jovens de projeto social (Foto 2T Conteúdo)

Em entrevista à TATAME, o ministro citou o amigo Osvaldo Alves como grande responsável pela sua caminhada do Jiu-Jitsu, e através de palestras, seminários e ações simples do dia a dia, tenta dar sequência a tudo que aprendeu com a lenda da arte suave.

“Eu era muito próximo do GM Osvaldo Alves, treinamos juntos por 50 anos e ele me deixou a obrigação ética e moral de seguir os princípios dele, e acima de tudo, passar as suas técnicas, que são um pouco diferentes – e eficientes – pois a criatividade permaneceu nele até o último dia da sua vida. É um dos maiores da história do Jiu-Jitsu”, disse Luiz Fux, que completou sobre as valências do Jiu-Jitsu mais antigo:

“O old school é um Jiu-Jitsu eficiente, com posições que são facilmente aprendidas e colocadas em prática. De ponto que o Osvaldo passava posições em que o adversário se sentia em desconforto e entregava a posição que você queria chegar para ter conforto na busca pela finalização”, encerrou.

Ainda durante o encontro, Luiz Fux prometeu visitar o projeto Maré Top Team, que fica dentro do 22º Batalhão da Polícia Militar, às margens do Complexo da Maré, e dar sequência ao trabalho social do Grande-Mestre.

Saiba mais sobre o legado de Osvaldo Alves, aqui