Melissa Gatto estreia no UFC após quase três anos sem lutar: ‘Minha história vai começar agora’
Contratada pelo Ultimate em 2019, Melissa Gatto finalmente vai debutar no octógono. A peso-mosca brasileira estreia neste sábado (7), contra a norte-americana Victória Leonardo, no UFC 265, marcado para acontecer em Houston, no Texas (EUA).
Será o primeiro compromisso da brasileira desde setembro de 2018. Nesse período, ela precisou superar uma infecção na pele e dois anos de suspensão por ter sido flagrada no antidoping por uso de diurético. “Foi um período muito difícil, até porque tive uma lesão, problema de doping que eu não consegui provar minha inocência, e isso mexeu comigo, mas o que importa é o agora. Essas coisas ficaram no passado”, disse.
“Minha história vai começar agora. Estou muito bem preparada, muito focada. Esse tempo serviu para eu desenvolver ainda mais as minhas armas, minhas técnicas, a parte física e também mental”, completou.
Especialista em Jiu-Jitsu, Melissa Gatto, de 25 anos, conquistou 67% de suas vitórias por finalização (quatro das seis). Invicta, ela ainda possui dois empates no currículo. Mais experiente, sua adversária também vem do grappling, tendo vencido oito de 11 lutas no MMA.
“A gente não focou nela, e sim no que eu posso fazer de melhor. Essa é a grande diferença do camp. Claro que estudamos o jogo dela, mas demos ênfase nos meus pontos fortes. Acredito que será mais uma luta definida no solo”.
Para compensar os mais de dois anos parados, a brasileira – natural da cidade de Cascavel, no Paraná – espera retornar ao octógono pelo menos mais uma vez ainda em 2021. Empolgada por finalmente poder estrear no maior palco de lutas do mundo, ela já tem em mente o próximo passo na organização.
“Ainda esse ano eu faço mais uma luta. Vou pedir para lutar em dezembro de novo. Em 2021, pretendo fazer pelo menos três lutas. Quero retomar o ritmo e, de degrau por degrau, ir subindo até o meu grande objetivo”, planejou.
Faixa-roxa de Jiu-Jitsu, Gatto é formada em Letras. A decisão de se dedicar exclusivamente à luta veio logo após a conclusão da faculdade: “Eu já tinha decidido que seria atleta, mas estava no final da faculdade e a minha mãe me pediu para não desistir, então estudei, terminei e decidi que realmente iria viver da luta”.
CARD COMPLETO:
UFC 265
Houston, no Texas (EUA)
Sábado, 7 de agosto de 2021
Card principal (23h, horário de Brasília)
Peso-pesado: Derrick Lewis x Ciryl Gane
Peso-galo: José Aldo x Pedro Munhoz
Peso-meio-médio: Vicente Luque x Michael Chiesa
Peso-galo: Song Yadong x Casey Kenney
Peso-leve: Bobby Green x Rafael Fiziev
Card preliminar (19h15, horário de Brasília)
Peso-mosca: Manel Kape x Ode Osbourne
Peso-palha: Tecia Torres x Angela Hill
Peso-mosca: Victoria Leonardo x Melissa Gatto
Peso-meio-pesado: Alonzo Menifield x Ed Herman
Peso-palha: Karolina Kowalkiewicz x Jessica Penne
Peso-galo: Vince Morales x Drako Rodriguez
Peso-galo: Johnny Muñoz x Jamey Simmons
Peso-galo: Miles Johns x Anderson Berinja