Mijain Lopez faz história em Paris 2024 e se torna pentacampeão olímpico aos 41 anos; veja
Ao término da disputa, muito emocionado, Mijain retirou as sapatilhas e as colocou no tatame, que representa a aposentadoria
Mijain Lopez conquistou o pentacampeonato na luta Greco-Romana em Paris 2024 (Foto: Divulgação/COI)
A lenda Mijain Lopez conquistou o ouro na luta greco-romana 130kg na tarde desta terça-feira (6) nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O cubano venceu Yasmani Acosta Fernandez, do Chile, na decisão. Essa foi a quinta medalha de ouro do atleta, o que representa um feito inédito na história das Olimpíadas: é o primeiro competidor a vencer um mesmo evento individual por cinco vezes.
Ao final da luta, Lopez, aos 41 anos, venceu quatro lutas até alcançar o feito histórico em Paris 2024. Na decisão, contra Acosta, cubano naturalizado chileno, o embate foi quase uma questão pessoal. Antes de se naturalizar chileno, no Pan de Santigo, em 2015, Acosta não conseguia se titular na seleção de Cuba justamente por conta de Mijain. No confronto, o veterano dominou a disputa e venceu por 6 a 0.
Ao término da disputa, muito emocionado, Mijain retirou as sapatilhas e as colocou no tatame. O gesto significa aposentadoria do esporte. O lutador atingiu um feito que outras grandres estrelas não conseguiram. O cubano foi campeão das mesma categoria nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e agora em Paris 2024. Em Atenas 2004, amargou um quinto lugar e, desde então, não perdeu mais nenhuma luta em Olimpíadas.
O Brasil só terá uma representante no Wrestling, que será Giullia Penalber. A atleta, estreante em Jogos Olímpicos, vai competir na categoria até 57kg e a primeira luta em Paris 2024 será nesta quinta-feira (8).