‘Ngannou aconselhou UFC a não contratar Gane’, diz treinador
Francis Ngannou e Ciryl Gane vão disputar o cinturão peso-pesado do UFC em janeiro
Marcada para acontecer no dia 22 de janeiro, no card do UFC 270, a disputa de cinturão peso-pesado entre Francis Ngannou (campeão linear) e Ciryl Gane (campeão interino) já vem entusiasmando os fãs de MMA. Após os lutadores esquentarem o clima entre eles nos bastidores do UFC 268, quando Ngannou passou por Gane e ignorou completamente a presença do seu adversário e do seu ex-treinador, Fernand Lopez, uma nova história envolvendo os atletas foi revelada.
- Clima pesado! Ngannou ignora Gane nos bastidores do UFC 268 e esquenta rivalidade
- Ignorado por Ngannou, Gane vê ato como ‘desnecessário’: ‘Foi um pouco vergonhoso’
Como se sabe, Francis Ngannou e Ciryl Gane já foram, anos atrás, companheiros de equipe na academia “MMA Factory”, que fica situada em Paris, na França. E foi justamente Fernand Lopez que trouxe à tona uma situação que pode acentuar ainda mais a rivalidade entre os lutadores. Em entrevista ao programa “MMA Hour”, o treinador disse que Ngannou teria aconselhado um dos matchmakers do UFC a não contratar Gane, acrescentando que o seu então parceiro de treinos não estaria “pronto” para estar no plantel da maior organização de MMA do mundo.
“Na época (início da carreira do Francis Ngannou), o que eu estava fazendo era toda vez que eles (lutadores da equipe MMA Factory no UFC) tinham uma entrevista, eu pedia para eles falarem o nome de Francis Ngannou, deixar escapar o nome dele. Então, toda vez que eles tinham uma entrevista, eles diziam: ‘Temos muitos talentos, vocês vão conhecer em breve Francis Ngannou’. Foi assim que eu estava tentando construir o nome dele. Era assim que eu impulsionava os caras”, contou o treinador, que prosseguiu logo na sequência.
“E então eu fiz o mesmo com Ciryl Gane. Eu tentei fazê-lo assinar com (o UFC por meio de) Mick Maynard. E quando Francis voltou de Las Vegas, ele disse para mim: ‘Eu falei com Mick e ele me perguntou se o cara novo na academia chamado Ciryl Gane era bom’. E eu falei: ‘Ah, sim, ele perguntou?’. E ele disse: ‘Sim, mas você sabe, como o pessoal do matchmaking esperava que eu fosse muito eloquente sobre o cara, eu não fiz isso, eu disse que ele era um pouco bom, mas que ele não era bom o suficiente ainda para o UFC’. Isso veio da boca de Francis Ngannou. Para ele, isso era uma estratégia para que Mick Maynard não suspeitasse que eu e ele estávamos na mesma página, o que não é verdade”, disse Lopez.
Atualmente com 35 anos, Francis Ngannou (16-3) vem embalado por cinco vitórias seguidas no UFC, a última delas em março deste ano, quando nocauteou Stipe Miocic no segundo round, na luta principal do UFC 260, e conquistou o cinturão peso-pesado da organização. Quatro anos mais novo em relação ao seu adversário, Ciryl Gane está invicto no MMA profissional, com 10 triunfos. O lutador já venceu seis combates no Ultimate, o mais recente deles em agosto, quando superou Derrick Lewis por nocaute técnico no terceiro assalto e conquistou o título interino da divisão até 120kg.