Com 16 brasileiros no card, ADXC promove edição de estreia nesta sexta-feira (20), em Abu Dhabi
Lutas principais do ADXC 1 terão as estrelas mundiais de Jiu-Jitsu e do MMA em ação
Primeira edição do ADXC vai reunir estrelas da luta agarrada em Abu Dhabi (Foto divulgação)
* A cidade de Abu Dhabi está prestes a ser palco de um espetáculo de tirar o fôlego para os fãs de grappling de todo o mundo. Nesta sexta-feira, dia 20 de outubro, acontecerá a edição de estreia do ADXC (Abu Dhabi Extreme Championship) em um evento que promete inovar o cenário esportivo e colocar o Brasil em destaque.
Serão 16 atletas brasileiros na disputa. Entre eles, o bicampeão do World Pro Isaque Bahiense e o campeão do AJP King of Mats Gustavo Batista, que se enfrentam, de quimono, na penúltima – e uma das mais aguardadas – luta da noite. Já no duelo principal do ADXC 1, Neiman Gracie representa o Brasil e a tradição de sua família contra o ex-campeão do UFC Ben Henderson, em um combate sem quimono.
Outro brasileiro de destaque é o multicampeão Roberto Cyborgue, que busca impor o seu jogo agressivo e colocar pressão desce o início contra o australiano Anton Minenko.
Ainda pelo card principal, o carioca radicado nos Estados Unidos Márcio André enfrenta o manauara Fabrício Andrey, um dos grandes talentos da nova geração. Já Tayane Porfírio, de volta às competições após ser mãe, pretende dominar novamente o cenário feminino. Para isso, terá que superar Giovanna Jara, que vem de uma performance irretocável no Grand Slam da Flórida. Completam a lista o amazonense Thalison Soares, que encara o atleta da casa Zayed Alkhateeri.
Já no card preliminar do ADXC 1, a luta entre Uanderson Ferreira e Fellipe Andrew promete colocar à prova o explosivo jogo de passagem do carioca contra a habilidosa guarda do atleta da Alliance. Enquanto, no duelo anterior, o pupilo de André Galvão, Jonnatas Gracie, faz uma superlota eletrizante contra o carioca Natan Chueng, sem quimono.
Regras seguem formato de sucesso no MMA
As regras do ADXC não seguem o mesmo padrão da maioria dos torneios de grappling mundo afora. Assim como acontece no UFC e em outros grandes eventos de MMA, no ADXC as lutas serão realizadas em 3 rounds de 3 minutos – com exceção das principais que terão 5 rounds. Além disso, o combate acontecerá dentro de gaiolas, com o atleta podendo ficar contra a grade, dificultando a fuga e aumentando a ação.
Outra novidade é no sistema de pontuação, que não terá um placar visível aos competidores. Os juízes serão os responsáveis por avaliar round a round o melhor desempenho e definir o vencedor com base na soma dos placares – caso na haja uma finalização, obviamente.
SERVIÇO:
Abu Dhabi Extreme Championship (ADXC 1)
Data/hora: 20 de outubro de 2023, às 15h (de Brasília)
Local: Mubadala Arena, Abu Dhabi (EAU)
Transmissão: TX7.AE (streaming)
Card principal
Neiman Gracie vs. Ben Henderson – No-Gi Main event
Isaque Bahiense vs. Gustavo Batista – Gi Main Event
Marvin Vettori vs. Tarek Suleiman – No-Gi Co-main Event
Roberto “Cyborg” Abreu vs. Anton Minenko – No-Gi Co-main Event
Superlutas
Tayane Porfirio vs. Giovanna Jara – Gi Super Fight
Abdul-Kareem Al-Selwady vs. Islam Nader Reda – No-Gi Super Fight
Fabricio Andrey vs. Marcio Andre – Gi Super Fight
Zayed Alkatheeri vs. Thalison Soares – Gi Super Fight
Marcin Held vs. Guram Kutateladze – No-Gi Super Fight
Fellipe Andrew vs. Uanderson Ferreira – Gi Super Fight
Jonnatas Gracie vs. Natan Chueng – No-Gi Super Fight
Nathalie Ribeiro vs. Luiza Monteiro – Gi Super Fight
“Big” Dan Manasoui vs. Antonio Assef – No-Gi Super Fight
Sarah Galvão vs. Vitoria Gabriella – Gi Super Fight
* Por Bruno Ramôa, direto de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)