Parque Olímpico recebe atividades de Judô, Kickboxing e MMA neste fim de semana (30 e 31); saiba mais
Os fãs das artes marciais poderão curtir neste sábado (30) e no domingo (31), gratuitamente, o “Torneio de Abertura – Circuito Estadual e Circuito Rio de Janeiro de Judô”. De iniciativa da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) – única entidade reconhecida pela Confederação Brasileira de Judô no estado -, a competição, em ambos os dias, ocorrerá das 7h até 19h, na Arena Carioca 1. Já a Arena Carioca 2 estará recebendo, também no sábado, um exame de graduação dos praticantes de Kickboxing e um aulão de MMA, promovido pelo Instituto Irmãos Nogueira. O serviço de food truck é uma atração à parte para quem for prestigiar os eventos na área da Barra da Tijuca.
No sábado, a FJERJ vai realizar os combates de Judô do Circuito Estadual, sendo cada classe de idade em um horário específico. Na ocasião, vão disputar atletas das classes sub 15 (13 a 14 anos de idade), sub 18 (15 a 17 anos de idade), sub 21 (18 a 20 anos de idade) e sênior, cuja faixa etária é a partir dos 21 anos. Já no domingo, será disputada a “Primeira Etapa do Circuito Rio de Janeiro”, que é uma divisão na qual competem atletas com menor experiência no Judô, mas divididas nas mesmas classes citadas anteriormente.
Em todas elas, os atletas melhores colocados até o terceiro lugar serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze; e as melhores agremiações, também até o terceiro lugar, serão contempladas com troféus. Os competidores estarão divididos por sexo, classes de idade e peso. De acordo com a Federação, além de promover o esporte, o objetivo é fazer com que os melhores atletas possam representar o estado do Rio de Janeiro em competições, além de possibilitar a participação em torneios internacionais.
Os dois circuitos de Judô receberão cerca de 30 agremiações oriundas da capital do Rio de Janeiro e cidades do interior, reunindo aproximadamente 1000 atletas. Para o presidente da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), Paulo Márcio Dias Mello, a ideia de ceder as arenas para as disputas, é também para facilitar o acesso de crianças carentes ao mundo do esporte, já que elas passam a ter um contato com as modalidades.
“Um exemplo é essa competição de Judô que ocorrerá no domingo. Ela também acolhe aspirantes de baixa renda que almejam ser um atleta de base e quem sabe, do alto rendimento. Não tem caminho melhor para eles! Até porque o Judô é considerado pela UNESCO e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como um dos melhores esportes para o desenvolvimento de crianças e adolescentes ao redor do mundo”, destacou Dias Mello.
O exame de faixa do Kickboxing que ocorrerá no sábado terá início às 10h, com previsão para término às 13h. A aula técnica a ser realizada, de iniciativa da Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro, reunirá 30 atletas com características avaliadoras sobre os aspirantes do esporte. Todos deverão demonstrar sua técnica individual perante uma banca avaliadora para que haja a mudança graduação, e a ideia é manter um padrão de alto rendimento sobre todos os atletas dos quatro projetos sociais e das três academias envolvidas na ação; o que inclui crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos.
Também na Arena 2, a partir das 13h de sábado, haverá o lançamento da Confederação Brasileira de MMA Desportivo (CBMMAD), cujo presidente será o lutador Rogério Minotouro – com apoio de Carlão Barreto. De iniciativa do Instituto Irmãos Nogueira, a agenda ainda inclui palestras sobre o esporte e um aulão social, com participação de convidados. De acordo com o instituto, o público precisa levar 1kg de alimento não perecível para garantir acesso. Os alimentos serão posteriormente doados a uma instituição de caridade.